...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Carro explode durante abastecimento em posto de São Pedro da Aldeia

Carro explode durante abastecimento em posto de São Pedro da Aldeia

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Frentista teve pernas amputadas na explosão e morreu no pronto-socorro


Pub­li­ca­do em 11/08/2022 — 16:50 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro
Atu­al­iza­do em 11/08/2022 — 20:52

Ouça a matéria:

Um car­ro explodiu enquan­to era abaste­ci­do com gás nat­ur­al veic­u­lar (GNV) na man­hã des­ta quin­ta-feira (11) em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do esta­do do Rio de Janeiro. O Cor­po de Bombeiros do Rio de Janeiro, que foi aciona­do por vol­ta das 12h, infor­mou que duas pes­soas tin­ham fica­do feri­das. Mais tarde, a Sec­re­taria de Saúde do municí­pio atu­al­i­zou as infor­mações e disse que um fren­tista mor­reu e que hou­ve mais qua­tro víti­mas.

O car­ro ficou com­ple­ta­mente destruí­do. A estru­tu­ra do pos­to de com­bustíveis tam­bém foi abal­a­da. O fren­tista tin­ha 21 anos e teve as duas per­nas amputadas na explosão. Lev­a­do para o pron­to-socor­ro munic­i­pal em esta­do gravís­si­mo, ele acabou não resistin­do. O dono do veícu­lo, de 28 anos, sofreu um fer­i­men­to exten­so no lado esquer­do da mandíbu­la, além de lesões no tórax e no abdome. Foi fei­ta sutu­ra em áreas atingi­das, e ele pas­sará por avali­ação no Hos­pi­tal Estad­ual Rober­to Chabo, em Ararua­ma (RJ).

Entre as víti­mas, estão mais dois fun­cionários do pos­to: um fren­tista e um encar­rega­do de pista, que sofr­eram cortes dev­i­do aos estil­haços e já tiver­am alta. Um guar­da munic­i­pal foi atingi­do por um pneu que se despren­deu de um cam­in­hão que esta­va per­to do local da explosão. Queixan­do-se de dor, ele foi encam­in­hado ao Hos­pi­tal Estad­ual Rober­to Chabo para exam­es de imagem e avaliar se será necessária cirur­gia.

De acor­do com a prefeitu­ra de São Pedro da Aldeia, a Guar­da Civ­il Munic­i­pal e a Defe­sa Civ­il iso­laram o perímetro após a explosão. A Polí­cia Civ­il faz a perí­cia para apu­rar as causas do aci­dente.

Esta é a segun­da explosão de um veícu­lo em pouco mais de duas sem­anas no esta­do do Rio de Janeiro. No dia 26 de jul­ho, um car­ro explodiu enquan­to era abaste­ci­do com GNV na zona norte da cap­i­tal flu­mi­nense. Um homem mor­reu e uma mul­her ficou feri­da.

Fiscalização

Procu­ra­da pela Agên­cia Brasil, a con­ces­sionária Natur­gy infor­mou que é respon­sáv­el ape­nas pelo fornec­i­men­to do GNV. A fis­cal­iza­ção das insta­lações de pos­tos de com­bustíveis é atribuição da Agên­cia Nacional do Petróleo, Gás Nat­ur­al e Bio­com­bustíveis (ANP), órgão reg­u­latório vin­cu­la­do ao Min­istério de Minas e Ener­gia. No caso do GNV, há um lim­ite de pressão máx­i­ma de abastec­i­men­to. O des­cumpri­men­to pode levar à autu­ação do pos­to.

Por out­ro lado, a ANP não tem atribuição legal para atu­ar se a explosão estiv­er rela­ciona­da com a má con­ser­vação e condições de insta­lação ou manutenção do kit GNV do veícu­lo. As ofic­i­nas que fazem tais serviços pre­cisam ser cre­den­ci­adas pelo Inmetro, autar­quia fed­er­al vin­cu­la­da ao Min­istério da Econo­mia. É pos­sív­el con­sul­tar pela inter­net a lista de esta­b­elec­i­men­tos reg­u­lares.

Segun­do a ori­en­tação do Inmetro, o kit GNV deve pas­sar por manutenção anu­al. A não real­iza­ção do serviço ou sua real­iza­ção em ofic­i­nas não cre­den­ci­adas aumen­ta os riscos de explosão.

Tam­bém é recomen­da­do que, na hora do abastec­i­men­tos, motoris­tas e pas­sageiros saiam do car­ro e se posi­cionem à sua frente. Veícu­los que estiverem aguardan­do atendi­men­to devem ser man­ti­dos a uma dis­tân­cia segu­ra dos que estiverem sendo abaste­ci­dos.

*Matéria alter­a­da às 16h53 e às 20h52 para atu­al­iza­ção e cor­reção de infor­mações

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d