...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Chuvas em SC causam três mortes e desalojam 7,1 mil pessoas

Chuvas em SC causam três mortes e desalojam 7,1 mil pessoas

Repro­dução: © Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar de San­ta Cata­ri­na (CBMSC)

Dos 115 municípios afetados, 14 estão em situação de emergência


Pub­li­ca­do em 06/05/2022 — 15:41 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Pelo menos três pes­soas mor­reram em decor­rên­cia das chu­vas que asso­lam San­ta Cata­ri­na des­de o iní­cio da sem­ana. De acor­do com a Defe­sa Civ­il do esta­do, 115 municí­pios relataram ocor­rên­cias que vão des­de alaga­men­tos e desliza­men­tos a quedas de árvores e muros – o que, segun­do as autori­dades locais, acabou por afe­tar 44 mil pes­soas.

Até o momen­to, 14 municí­pios declararam situ­ação de emergên­cia. O total de desa­lo­ja­dos está em 7,1 mil; e o de desabri­ga­dos, em 518. A Defe­sa Civ­il infor­ma que, dos três óbitos con­fir­ma­dos, dois ocor­reram no municí­pio de São Joaquim e out­ro no municí­pio de Uru­bi­ci.

Em nota, o gov­er­no de San­ta Cata­ri­na diz ter dis­tribuí­do “itens de assistên­cia human­itária, entre ces­tas bási­cas, água potáv­el, colchões, kits de higiene pes­soal e limpeza”, e que equipes foram envi­adas aos locais impacta­dos para dar apoio às ações das prefeituras.

Os municí­pios em situ­ação de emergên­cia são: Tubarão, Orleans, Forquil­hin­ha, Uru­bi­ci, Mara­ca­já, Araranguá, São Joaquim, Lages, Lau­renti­no, Alfre­do Wag­n­er, Rio Rufi­no, Taió, Anitápo­lis e Monte Car­lo.

Segun­do a Defe­sa Civ­il, os municí­pios de Bened­i­to Novo e São Domin­gos devem ter situ­ação dec­re­ta­da em breve, caso a situ­ação não mel­hore.

Aulas suspensas

Diante da situ­ação, a Sec­re­taria da Edu­cação estad­ual sus­pendeu, des­de quar­ta-feira (4) as aulas em 152 esco­las, sob a jus­ti­fica­ti­va de que a loco­moção dos estu­dantes esta­va invi­a­bi­liza­da dev­i­do às chu­vas.

“As sus­pen­sões atingem esco­las das coor­de­nado­rias region­ais de Edu­cação de Araranguá, Criciú­ma, Flo­ri­anópo­lis, Ibi­ra­ma, Lagu­na, Rio do Sul, Taió e Tubarão. A reposição das aulas está garan­ti­da para cumpri­men­to dos 200 dias letivos pre­vis­tos em lei”, infor­mou, em nota, a sec­re­taria.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d