...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Chuvas no Sudeste e na Bahia preocupam Defesa Civil

Chuvas no Sudeste e na Bahia preocupam Defesa Civil

Repro­dução: © Defe­sa Civ­il Munic­i­pal de Sabará

Sugestão é que a população faça cadastro em sistema de alertas


Pub­li­ca­do em 06/01/2023 — 11:16 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Defe­sa Civ­il Nacional dis­cu­tiu nes­sa quin­ta-feira (5) estraté­gias para enfrentar even­tu­ais desas­tres nas diver­sas regiões do país. O grupo téc­ni­co vai plane­jar e divul­gar medi­das visan­do à redução de prob­le­mas que podem ocor­rer em con­se­quên­cia das chu­vas inten­sas pre­vis­tas para a Região Sud­este e para o esta­do da Bahia.

O encon­tro reuniu rep­re­sen­tantes de agên­cias dessas regiões que inte­gram o Sis­tema Fed­er­al de Pro­teção e Defe­sa Civ­il (Sin­pdec). Segun­do o Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al (MDR), a qual­i­fi­cação de infor­mações sobre os riscos, voltadas a uma inter­co­mu­ni­cação envol­ven­do esta­dos e municí­pios, é uma das ações a serem imple­men­tadas com o obje­ti­vo de aten­der a pop­u­lação de for­ma coor­de­na­da.

Segun­do o dire­tor do Cen­tro Nacional de Geren­ci­a­men­to de Riscos e Desas­tres (Cenad), Armin Braun, é muito impor­tante que a pop­u­lação se cadas­tre no sis­tema de aler­tas da Defe­sa Civ­il Nacional, “prin­ci­pal­mente por meio de SMS”. Para isso, bas­ta ao cidadão enviar uma men­sagem de tex­to para o número 40199, indi­can­do o CEP de sua residên­cia.

Ao faz­er o cadas­tro, infor­ma o dire­tor, a pes­soa pas­sa a rece­ber as infor­mações no seu celu­lar. “Espe­cial­mente neste perío­do de verão, os prin­ci­pais riscos estão rela­ciona­dos a desliza­men­to de ter­ra e inun­dações, que cos­tu­mam acon­te­cer nos esta­dos do Sul e Sud­este e no sul da Bahia”, disse Braun durante a reunião.

De acor­do com o MDR, não há lim­ite de locais cadastra­dos, e o serviço é total­mente gra­tu­ito para a pop­u­lação. “A par­tir da pre­visão de desas­tre, a pop­u­lação rece­berá um avi­so con­tendo infor­mações de risco e ori­en­tações para a auto­pro­teção”, detal­hou em nota o min­istério ao infor­mar que o serviço de aler­tas está disponív­el tam­bém por meio de aplica­tivos de men­sagens What­sApp e Telegram, além de bus­ca no Google ou Google Maps.

“Out­ra recomen­dação é ficar aten­to aos aler­tas pub­li­ca­dos no Twit­ter da Defe­sa Civ­il Nacional e do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia”, com­ple­tou.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d