...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / Desfiles da Série Prata no Rio mudam de endereço e agora têm camarotes

Desfiles da Série Prata no Rio mudam de endereço e agora têm camarotes

Repro­dução: © Vladimir Platonow/Agência Brasil

TV Brasil transmite apresentações das escolas para todo o país


Pub­li­ca­do em 19/02/2023 — 10:20 Por Fran­cis­co Eduar­do Fer­reira* — Rio de Janeiro

ouvir:

Os tradi­cionais des­files do car­naval da Estra­da Inten­dente Mag­a­l­hães, no bair­ro de Oswal­do Cruz, zona norte da cidade, que recebe as esco­las do Grupo de Avali­ação e das Séries Pra­ta e Bronze — anti­gos gru­pos de aces­so C, D e E – ocor­rem, a par­tir deste domin­go (19), em novo local: a Aveni­da Ernani Car­doso, em Cas­cadu­ra, tam­bém na zona norte.

A infraestru­tu­ra foi mod­ern­iza­da e reforça­da, com lounge (espaço reser­va­do para espera ou des­can­so), camarotes, frisas, praça de ali­men­tação e capaci­dade para 5 mil pes­soas. As agremi­ações dis­põem ago­ra de uma pas­sarela com 400 met­ros (m) de exten­são e um espaço de 8m de largu­ra para apre­sen­tar seu enre­do, o que per­mite aumen­tar o número de inte­grantes nas alas, além de car­ros alegóri­cos de maior dimen­sões dimen­são.

Endereço históri­co da folia car­i­o­ca, os des­files na Estra­da Inten­dente Mag­a­l­hães car­regavam um “quê” de car­naval raiz. Na ausên­cia do pode­rio políti­co e finan­ceiro, muitas agremi­ações dão um jeito “no amor” para cumprir a mis­são de faz­er boni­to na aveni­da, des­de esco­las não muito con­heci­das dan­do con­ta do reca­do a vel­has con­heci­das se enrolan­do na aveni­da.

Ao todo, 73 agremi­ações pas­sarão pela Nova Inten­dente. Desse total, 19 esco­las inte­gram o Grupo da Avali­ação; 22, a Série Bronze; e 32, a Série Pra­ta.

Os des­files, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Espe­cial, serão real­iza­dos neste domin­go (19),pelas esco­las do Grupo de Avali­ação; e, na segun­da-feira (20) e terça-feira (21), pelas agremi­ações da Série Bronze. Na próx­i­ma sem­ana, na sex­ta-feira (24) e no sába­do (25), des­fil­am as esco­las da Série Pra­ta.

Entre pas­sis­tas, rit­mis­tas, pes­soal de apoio e públi­co em ger­al, esti­ma-se a par­tic­i­pação de cer­ca de 200 mil pes­soas nos des­files deste ano. Serão cin­co dias de mui­ta músi­ca e sam­ba no pé, e a entra­da é gra­tui­ta.

Transmissão

Segun­do a Superli­ga Car­navalesca, a TV Brasil trans­mite, para todo o país, os des­files das 32 esco­las de sam­ba da Série Pra­ta, que este ano dará, excep­cional­mente, três vagas para aces­so à Série Ouro.

Os des­files tam­bém serão mostra­dos pela TV Alerj, que tem sinal restri­to ao Rio de Janeiro.

Ordem dos desfiles

Grupo de Avali­ação

Neste do domin­go, a Coroa Impe­r­i­al abre os des­files do Grupo de Avali­ação. Em segui­da, saem as esco­las Império de Brás de Pina; Renascer de Nova Iguaçu; Império de Nova Iguaçu; Majes­tade do Sam­ba; Guardiões da Capadó­cia; Flor do Jardim Pri­mav­era; União do Vilar Car­i­o­ca; Moci­dade do Por­to; Acadêmi­cos do Anil; Coroa­do de Jacarepaguá; Camisa 10; Ale­gria do Vilar; Bal­anço do Ira­já; Unidos de Cos­mos; União de Cam­po Grande; TPM; Acadêmi­cos do Recreio e Col­ib­ri.

Série Bronze

Segun­da-Feira, às 18h, entra na pista a Unidos do Cabuçu, segui­da por Guer­reiros Tri­col­ores; Imper­adores Rubro-Negros; Tubarão de Mesqui­ta; Unidos de Man­guin­hos; Feitiço Car­i­o­ca; Moci­dade Uni­da da Cidade de Deus; Unidos da Vila Kennedy; Unidos da Bar­ra Da Tiju­ca; Gato de Bon­suces­so eVi­cente de Car­val­ho.

Terça-Feira, às 18h, a primeira a des­fi­lar é a esco­la Con­cen­tra Impe­r­i­al. Na sequên­cia, apre­sen­tam-se Difí­cil é o  Nome; Fla­man­guaça; Boi da Ilha; Unidos do Cabral; Acadêmi­cos do Jardim Ban­gu; Império Ricar­dense; Unidos da Vil­la Rica; Império de Petrópo­lis; Ban­gay e Chatu­ba de Mesqui­ta.

Série Pra­ta

Na sex­ta-feira da sem­ana seguinte, às 20h, a Unidos de Lucas abre os des­files da Série Pra­ta. Em segui­da, entram na aveni­da União do Par­que Acari; Vila San­ta Tereza; Raça Rubro Negra; Acadêmi­cos da Abolição;

Acadêmi­cos de Jacarepaguá; Acadêmi­cos do Peixe; Acadêmi­cos da Rocin­ha; Unidos do Jacarez­in­ho; Capri­chosos de Pilares; União de Mar­icá; Leão de Nova Iguaçu; Inde­pen­dente da Praça da Ban­deira; Rosa de Ouro; Acadêmi­cos de San­ta Cruz e Engen­ho da Rain­ha.

Sába­do, no mes­mo horário, saem as esco­las Flor da Mina do Andaraí;

Botafo­go Sam­ba Clube; União do Par­que Curi­ci­ca; Renascer de Jacarepaguá; Sereno de Cam­po Grande; Arame de Ricar­do; Moci­dade Uni­da do San­ta Mar­ta; Império da Uva; Acadêmi­cos do Dendê; União Cruz­malti­na; Acadêmi­cos da Diver­si­dade; Acadêmi­cos do Cuban­go; Ale­gria da Zona Sul; Inde­pen­dentes de Olar­ia; Arrastão de Cas­cadu­ra e Unidos de São Cristovão.

*Estag­iário sob super­visão de Ake­mi Nita­hara

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d