...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Estudantes falam sobre segundo dia de provas do Enem

Estudantes falam sobre segundo dia de provas do Enem

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Questões de matemática e física foram as mais exigentes


Pub­li­ca­do em 28/11/2021 — 18:17 Por André Richter — Brasília
Atu­al­iza­do em 28/11/2021 — 18:25

Ansiosos pelo ingres­so no estu­do de nív­el supe­ri­or, estu­dantes de todo o país par­tic­i­param hoje (28) do segun­do dia de apli­cação de provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem). As áreas de con­hec­i­men­to avali­adas no cer­tame foram matemáti­ca e ciên­cias da natureza — que com­preende as dis­ci­plinas de biolo­gia, físi­ca e quími­ca.

Gio­vana Nogueira de Jesus, de 22 anos, disse em entre­vista para a TV Brasil que achou a primeira eta­pa do exame, real­iza­da no domin­go pas­sa­do, tran­quila. “Nun­ca cai aqui­lo que a gente estu­da. Eu não estou prepara­da, mas estou pen­san­do pos­i­ti­vo que tudo vai dar cer­to. Tô bem cal­ma. Quero me for­mar em dire­ito e ser del­e­ga­da na car­reira mil­i­tar”, afir­mou.

Gabriele Souza da Sil­va, de 16 anos, disse que não se sente pres­sion­a­da por par­tic­i­par pela primeira vez no Enem. Sobre o primeiro dia de provas, a estu­dante paulista afir­mou que não sabia muito sobre o tema da redação. “Eu achei o tema da redação impor­tante, mas não é uma questão muito fal­a­da, então não soube dire­ito o que escr­ev­er”. A estu­dante afir­mou que chegar cedo para o segun­do dia do Enem foi uma das estraté­gias que encon­trou para man­ter a tran­quil­i­dade com as dis­ci­plinas exatas, as quais afir­ma não ter “mui­ta afinidade”.

Gabriela Cat­tan, tam­bém de 16 anos, fez o Enem para treinar. “Eu come­cei por biolo­gia, que achei ser a parte mais fácil no dia de hoje. Mas o resto achei bem com­pli­ca­do”, rela­tou.

Para Gabriela, as questões de físi­ca foram a parte mais exi­gente do con­teú­do. “Ago­ra já sei como fun­ciona e como lidar. Acho que ano que vem será mais fácil”.

João Vitor Honório Marins, de 15 anos, se lem­bra de uma questão que envolvia o cál­cu­lo da média de idade de alunos. Segun­do o aluno, a neces­si­dade de estu­do vai bem além do que ele havia pen­sa­do ini­cial­mente. “Enten­di ape­nas algu­mas questões. Em matemáti­ca mes­mo eu não sabia prati­ca­mente nada”, expli­cou.

Já josé Vitor Brasileiro da Sil­va, de 17 anos, acha que foi bem na pro­va de exatas. “Fui fazen­do pelas questões que acha­va mais fáceis. Con­segui ir resol­ven­do e fiquei feliz com o meu desem­pen­ho. Em físi­ca, fiquei um pouco abaixo”, rela­tou.

Nas redes soci­ais, inscritos no exame copar­til­haram memes e, na maior parte das posta­gens, tam­bém relataram difi­cul­dades com o con­teú­do exigi­do.

Hou­ve ain­da relatos iso­la­dos de prob­le­mas téc­ni­cos em cer­tas salas de apli­cação de provas, como fal­ta de luz e a ausên­cia de cader­nos para alunos com neces­si­dades espe­ci­ais, mas o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) ain­da não se man­i­festou sobre o número exa­to de ocor­rên­cias durante a apli­cação das provas.

Segun­do o Inep, os estu­dantes que não com­pare­ce­r­am aos locais de pro­va por prob­le­mas logís­ti­cos ou por doenças infec­to­con­ta­giosas, como a covid-19, poderão pedir a reapli­cação do Enem 2021, a par­tir de aman­hã (29), por meio da pag­i­na do par­tic­i­pante. É necessário enviar um doc­u­men­to para com­pro­var a solic­i­tação. O pra­zo vai até 3 de dezem­bro.

O gabar­i­to ofi­cial e os cader­nos de questões serão divul­ga­dos pelo Inep até 1º de dezem­bro.

Logo mais, às 19h30, a Agên­cia Brasil e a TV Brasil trans­mitem o Caiu no Enem, que mostrará a res­olução das prin­ci­pais questões da edição 2021 do exame. Con­fi­ra a edição do primeiro dia de provas.

*Colab­o­raram os repórteres Glau­co Queiroz e Dimas Sol­di, da TV Brasil.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d