...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Frio se intensifica no Rio de Janeiro; temperatura se aproxima de zero

Frio se intensifica no Rio de Janeiro; temperatura se aproxima de zero

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Tempestade subtropical Yakecan influencia clima na capital


Pub­li­ca­do em 19/05/2022 — 10:03 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Com o avanço da tem­pes­tade sub­trop­i­cal Yake­can para a Região Sud­este, o Sis­tema Aler­ta Rio infor­ma que um sis­tema de baixa pressão atua no oceano influ­en­cian­do o cli­ma na cidade do Rio de Janeiro.

De acor­do com o Cen­tro de Oper­ações Rio (COR), há pre­visão de rajadas de ven­to forte entre 52 quilômet­ros por hora (km/h) e 76 km/h, poden­do ser muito forte, entre a tarde de hoje (19) e a madru­ga­da de aman­hã (20). A Mar­in­ha do Brasil emi­tiu um avi­so de ressaca, aler­tan­do que ondas de 2,5 met­ros (m) a 4m podem atin­gir a orla da cidade até as 21h de aman­hã.

As tem­per­at­uras con­tin­u­am ame­nas, com pre­visão para hoje de mín­i­ma de 11 graus Cel­sius (°C) e máx­i­ma de 24°C. Aman­hã a pre­visão de mín­i­ma sobe para 14ºC, com pre­visão de chu­va fra­ca e iso­la­da a qual­quer momen­to.

No sába­do (21), o trans­porte de umi­dade do oceano man­terá o dia nubla­do e com chu­va fra­ca e iso­la­da durante a madru­ga­da.

De acor­do com a pre­visão do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), a tem­per­atu­ra pode cair a 1ºC em Resende, no sud­este do Rio de Janeiro, municí­pio onde está local­iza­da a comu­nidade de Vis­conde de Mauá, no alto da Ser­ra da Man­tiqueira, divisa com Minas Gerais.

Inmet

O Inmet emi­tiu um aler­ta laran­ja para o peri­go que pode ser cau­sa­do por ven­tos costeiros até o fim da man­hã de hoje entre as regiões met­ro­pol­i­tanas de Curiti­ba e do Rio de Janeiro.

Já a onda de frio avança para o Norte do país, com pre­visão de tem­per­at­uras 5º abaixo da média até a noite de aman­hã. Sofrem os efeitos da frente fria os esta­dos do Sul, Sud­este e Cen­tro-Oeste, chegan­do ao sul do Tocan­tins e cen­tro de Rondô­nia.

No Dis­tri­to Fed­er­al, a madru­ga­da de hoje foi a mais fria da história, des­de o iní­cio das medições em 1962, reg­is­tran­do o recorde de 1,4°C no Gama. Em Planalti­na o frio chegou a 3,3°C, 4,3°C no Para­noá e 5,9°C no Sudoeste e Plano Pilo­to. O recorde ante­ri­or era de 1,6⁰C, reg­istra­do no dia 18 de jul­ho de 1975.

Belo Hor­i­zonte tam­bém teve a man­hã mais fria des­de 1979, quan­do foi reg­istra­do 3,1°C no dia 1º de jun­ho. Hoje a cidade reg­istrou 4,4°C em Cer­cad­in­ho e 6,7°C na Pam­pul­ha.

Em São Paulo, onde ontem uma pes­soa em situ­ação de rua mor­reu dev­i­do ao frio, foi reg­istra­da a menor tem­per­atu­ra máx­i­ma para maio des­de 1961: 12,3°C.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d