...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Fux pede para participar de próximos julgamentos da trama golpista

Fux pede para participar de próximos julgamentos da trama golpista

Pedido foi feito ao ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma

Andre Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/10/2025 — 20:34
Brasília
Brasília (DF) 10/09/2025 - O ministro Luiz Fux chega para proferir seu voto na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que realiza o quarto dia de julgamento dos réus do Núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

O min­istro Luiz Fux, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), pediu nes­ta terça-feira (21) para par­tic­i­par dos próx­i­mos jul­ga­men­tos das ações penais sobre a tra­ma golpista ocor­ri­da no gov­er­no do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro.

O pedi­do foi feito ao min­istro Flávio Dino, pres­i­dente da Primeira Tur­ma da Corte, após o cole­gia­do con­denar os réus do Núcleo 4, grupo acu­sa­do de ger­ar desin­for­mação para propa­gar notí­cias fal­sas sobre o proces­so eleitoral.

Fux já faz parte da Primeira Tur­ma, mas solic­i­tou mudança para a Segun­da Tur­ma.

Con­tu­do, o min­istro quer par­tic­i­par dos demais jul­ga­men­tos mar­ca­dos pelo cole­gia­do, entre eles, o jul­ga­men­to do Núcleo 3, mar­ca­do para 11 de novem­bro, e do Núcleo 2, que será jul­ga­do a par­tir de 9 de dezem­bro. 

O min­istro afir­mou que o reg­i­men­to inter­no do Supre­mo é omis­so sobre a questão.

“Ten­ho várias vin­cu­lações de proces­sos na Primeira Tur­ma. Que­ria me colo­car à dis­posição, porque o reg­i­men­to é omis­so, de par­tic­i­par de todos os jul­ga­men­tos que Vos­sa Excelên­cia já desig­nou em prol da própria Justiça”, afir­mou.

Em repos­ta a Fux, Flavio Dino disse que vai con­sul­tar o pres­i­dente do STF, Edson Fachin, sobre a pos­si­bil­i­dade lev­an­ta­da pelo min­istro. “Não me sin­to autor­iza­do para arbi­trar essa questão”, disse. 

Fachin já anal­isa o pedi­do de Fux para mudar para a Segun­da Tur­ma, com­pos­ta pelos min­istros André Men­donça, Nunes Mar­ques, Gilmar Mendes e Dias Tof­foli. 

A vaga foi aber­ta com a aposen­ta­do­ria ante­ci­pa­da de Luís Rober­to Bar­roso. Se estivesse per­maneci­do na Corte, Bar­roso dev­e­ria ocu­par uma vaga nesse cole­gia­do.

Com a decisão de Fux, a Primeira Tur­ma poderá ficar somente com qua­tro inte­grantes. A quin­ta vaga seria ocu­pa­da somente após a nomeação de um novo min­istro pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va para a vaga de Bar­roso.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d