...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo do Maranhão continua monitorando as chuvas no estado

Governo do Maranhão continua monitorando as chuvas no estado

Repro­dução: © Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar do Maran­hão

Cinco cidades maranhenses decretaram situação de emergência


Pub­li­ca­do em 07/01/2022 — 22:22 Por Qué­cia Car­val­ho — Repórter da Rádio Tim­bi­ra — MA — São Luís — MA

O gov­er­no do esta­do do Maran­hão segue mon­i­toran­do as infor­mações do cli­ma e geren­cian­do as oper­ações de auxílio aos municí­pios afe­ta­dos pelas fortes chu­vas dos últi­mos dias. Diag­nos­ti­ca­do com o covid-19, o gov­er­nador Flávio Dino está impos­si­bil­i­ta­do de obser­var os tra­bal­hos de per­to, mas segue acom­pan­han­do a situ­ação dos municí­pios por meio do comitê estad­ual cri­a­do para enfrentar o prob­le­ma. 

Nes­ta sex­ta-feira (7), a comi­ti­va lid­er­a­da pelo vice-gov­er­nador Car­los Brandão esteve nos municí­pios de Mirador, Col­i­nas e Gra­jaú para vis­to­ri­ar a situ­ação após os tem­po­rais.

Em Mirador, uma das cidades mais atingi­das pelas chu­vas e onde a ele­vação do nív­el do Rio Itapecu­ru provo­cou a destru­ição de casas, a inter­rupção de vias públi­cas e deixou mais de 200 famílias desabri­gadas e desa­lo­jadas, algu­mas vias do municí­pio começaram a ser lib­er­adas com a redução do vol­ume de água do rio nas últi­mas 24 horas.

Ape­sar do cenário mais favoráv­el ao esta­do de aler­ta per­manece.

O gov­er­no do esta­do tem real­iza­do a entre­ga de ces­tas bási­cas nas cidades afe­tadas pelos tem­po­rais. Segun­do a Sec­re­taria de Esta­do de Gov­er­no até o momen­to já foram entregues 4,52 mil ces­tas de ali­men­tos. Sendo 2,15 mil ces­tas bási­cas para a cidade de Col­i­nas e região, 1 mil para a cidade de Mirador e 700 para a cidade de Imper­a­triz.

Em nota divul­ga­da na quin­ta-feira o Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar do Maran­hão afir­mou que cin­co cidades maran­hens­es dec­re­taram situ­ação de emergên­cia. São elas Mirador, Gra­jaú, Bar­ra do Cor­da, Jato­bá e Paraibano.

Ain­da é de acor­do com as cor­po­rações equipes de bombeiros, viat­uras e embar­cações sendo sen­ti­das para as regiões mais atingi­das estão acon­te­cen­do pelas chu­vas.

Ouça na Radioagência Nacional

Edição: Fábio Mas­sal­li

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d