...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: semana traz o Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje é Dia: semana traz o Dia Internacional da Síndrome de Down

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil

Pub­li­ca­do em 19/03/2023 — 07:21 Por Nathália Mendes — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O dia escol­hi­do para falar, em todo o plan­e­ta, sobre a sín­drome de Down não pode­ria ser out­ro: o dia 21 do mês 3. A sín­drome de Down é uma alter­ação genéti­ca em que a pes­soa tem três cro­mos­so­mos no par 21, e não dois, como o usu­al. Por isso, a sín­drome tam­bém é chama­da de tris­so­mia do cro­mos­so­mo 21, ou sim­ples­mente T21.

Segun­do o Min­istério da Saúde, essa alter­ação cro­mossômi­ca — obser­va­da pela primeira vez em 1866, pelo pedi­atra britâni­co John Lang­don Down — é a mais comum entre os humanos.

Em 2014, o Pro­gra­ma Espe­cial, da TV Brasil, trouxe uma entre­vista com um médi­co geneticista, que falou sobre o desen­volvi­men­to das pes­soas com sín­drome de Down, questões como expec­ta­ti­va de vida, incidên­cia da T21 e algu­mas car­ac­terís­ti­cas par­tic­u­lares às pes­soas com Down:

O Dia Mundi­al da Sín­drome de Down, for­mal­iza­do pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) em 2012, não só cel­e­bra a vida das pes­soas que têm a sín­drome, mas tam­bém fala sobre dire­itos, inclusão e sobre a pos­si­bil­i­dade das pes­soas com Down serem e faz­erem tudo aqui­lo que elas quis­erem.

Pro­gra­ma Espe­cial — que tem a primeira repórter com sín­drome de Down do país, Fer­nan­da Hon­o­ra­to — traz uma série de histórias que mostram a potên­cia das pes­soas com tris­so­mia do 21: elas são atrizes e atoresbailar­i­nosmod­e­losartis­tas circens­esatle­tas… pes­soas que namoramse casamtra­bal­ham e mais.

Mestres da literatura e da música

Dois grandes nomes da lit­er­atu­ra nacional são lem­bra­dos nes­ta sem­ana — e ambos foram tema de episó­dios do pro­gra­ma De Lá Pra Cá, da TV Brasil.

Neste domin­go (19) com­ple­tam-se 125 anos do falec­i­men­to do poeta Cruz e Sousa — mestre do sim­bolis­mo nacional e tido como o maior poeta negro da lín­gua por­tugue­sa. O pro­gra­ma lem­brou tam­bém o pre­con­ceito e a dis­crim­i­nação que Cruz e Sousa enfren­tou em toda a vida, e de como mor­reu pobre, jovem e sem jamais ter rece­bido recon­hec­i­men­to por sua obra.

Gra­cil­iano Ramos, que fale­ceu há 70 anos, no dia 20 de março de 1953, tam­bém teve sua vida e obra detal­hadas pelo De Lá Pra Cá, em 2013. Tra­bal­hador incan­sáv­el da palavra, Ramos escreveu con­tos, romances, memórias e crôni­cas, tornou-se um dos escritores mais impor­tantes da lit­er­atu­ra nacional e tem em Vidas Secas sua obra-pri­ma:

Tam­bém no dia 20, mas do ano de 1863 — ou seja, há 160 anos — nascia o pianista e com­pos­i­tor Ernesto Nazareth. Con­sid­er­a­do, ao lado de Chiquin­ha Gon­za­ga, um dos maiores com­pos­i­tores brasileiros do final do sécu­lo 19 e iní­cio do sécu­lo 20, Nazareth aju­dou a for­matar a iden­ti­dade musi­cal do país, levan­do com­posições gen­uina­mente brasileiras para os grandes salões. Con­heça sua história no pro­gra­ma Todas as Vozes, da Rádio MEC:

Outono, florestas e água

Tam­bém nes­ta segun­da (20), mais pre­cisa­mente às 18h25, começa o out­ono no Hem­is­fério Sul. Neste dia acon­tece o equinó­cio de out­ono, que é quan­do os dois hem­is­férios da Ter­ra estão igual­mente ilu­mi­na­dos (Agên­cia Brasil expli­cou por que as estações do ano exis­tem).

Já na terça-feira é o Dia Inter­na­cional das Flo­restas. O Brasil tem a segun­da maior área de flo­restas do mun­do, com 500 mil­hões de hectares. Isso sig­nifi­ca que aprox­i­mada­mente 60% do ter­ritório nacional é cober­to por flo­restas.

O que tam­bém é abun­dante no país é a água: cer­ca de 12% da água doce disponív­el no plan­e­ta está em ter­ritório brasileiro. Para chamar a atenção para a importân­cia desse recur­so nat­ur­al é que surgiu o Dia Mundi­al da Água, comem­o­ra­do em 22 de março. O Ciên­cia é Tudo, da TV Brasil, mostrou como a água é essen­cial em prati­ca­mente todas as áreas da existên­cia humana, como agri­cul­tura, indús­tria, abastec­i­men­to, tur­is­mo, aqui­cul­tura, ger­ação de ener­gia e mais:

História dos povos do país

Na história e geografia, três datas se desta­cam na sem­ana: dia 24 de março é o Dia da União dos Povos Lati­no-Amer­i­canos. O Momen­to Três, da Rádio Nacional, fez sua reverên­cia ao povo lati­no — for­ma­do por difer­entes esti­los, iden­ti­dades, cul­turas e até idiomas, mas que se une tam­bém pela músi­ca:

Pes­soas de origem árabe no Brasil tam­bém têm um dia para chamar de seu: dia 25 de março é o Dia Nacional da Comu­nidade Árabe. Enten­da, nes­ta entre­vista que foi ao ar pelo pro­gra­ma VerTV, da TV Brasil, como se deu a imi­gração árabe para o país:

Tam­bém em 25 de março a ONU esta­b­ele­ceu o Dia Inter­na­cional em Lem­brança pelas Víti­mas da Escravidão e do Tráfego Transatlân­ti­co de Escravos nos Navios Negreiros. O Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional, tra­tou sobre o trá­fi­co de africanos escrav­iza­dos e a roti­na de tra­bal­ho força­do impos­ta a ess­es home­ns e mul­heres.

Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, reforça que o Brasil foi o local na Améri­ca que mais rece­beu negros cativos: 4,86 mil­hões de africanos escrav­iza­dos entre os sécu­los 16 e 19, segun­do o Ban­co de Dados do Comér­cio Transatlân­ti­co de Escravos, que con­tém infor­mações de mais de 35 mil via­gens de navios negreiros. O episó­dio mostra ain­da como a escravidão con­tin­ua ecoan­do na sociedade brasileira.

Mais datas

Nos próx­i­mos dias, tam­bém serão lem­bra­dos a morte do psi­canal­ista e escritor mineiro Helio Pel­le­gri­no (35 anos em 23 de março), o nasci­men­to da can­to­ra Ellen de Lima (85 anos em 24 de março), o Dia Mundi­al da Tuber­cu­lose (tam­bém em 24 de março) e os 105 anos da morte do músi­co e com­pos­i­tor francês Claude Debussy (em 25 de março).

Confira a lista semanal* do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

19 a 25 de março de 2023
19

Nasci­men­to do líder indí­ge­na peru­ano José Gabriel Con­dor­can­qui Noguera, o Túpac Amaru II (285 anos)

Morte do poeta sim­bolista catari­nense Cruz e Sousa (125 anos)

Cer­imô­nia do Oscar é trans­mi­ti­da pela primeira vez na tele­visão (70 anos)

Dia Nacional do Artesão

20

Nasci­men­to do pianista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Ernesto Nazareth (160 anos)

Morte do escritor alagoano Gra­cil­iano Ramos (70 anos)

Iní­cio da Guer­ra no Iraque (20 anos)

Equinó­cio de pri­mav­era (Hem­is­fério Norte) e Equinó­cio de out­ono (Hem­is­fério Sul) — as comem­o­rações de várias cul­turas para o equinó­cio da pri­mav­era der­am origem a cos­tumes hoje rela­ciona­dos com a Pás­coa da religião cristã

Dia Inter­na­cional da Fran­co­fo­nia — data para difundir e divul­gar a cul­tura france­sa

Dia Inter­na­cional da Feli­ci­dade

21

Nasci­men­to do matemáti­co e físi­co francês Jean-Bap­tiste Joseph Fouri­er (255 anos) — é geral­mente cred­i­ta­do pela descober­ta do efeito est­u­fa

Dia Inter­na­cional da Cor

Dia Inter­na­cional das Flo­restas

Dia Inter­na­cional para a Elim­i­nação da Dis­crim­i­nação Racial

Dia Inter­na­cional da Sín­drome de Down

Dia Mundi­al da Poe­sia — data cri­a­da na 30ª Con­fer­ên­cia Ger­al da Unesco

22

Dia Mundi­al da Água

23

Morte do psi­canal­ista e escritor mineiro Helio Pel­le­gri­no (35 anos)

Dia Mundi­al da Mete­o­rolo­gia

24

Sanção da Lei Pelé ou Lei do Passe Livre (25 anos) — muda a leg­is­lação sobre o passe de jogadores de fute­bol

Nasci­men­to da can­to­ra e atriz baiana Ellen de Lima (85 anos) — começou sua car­reira em 1950 no pro­gra­ma de calouros de César de Alen­car, na Rádio Nacional

Dia da União dos Povos Lati­no-Amer­i­canos

Dia Mundi­al de Com­bate à Tuber­cu­lose

25

Morte do músi­co e com­pos­i­tor francês Claude Debussy (105 anos)

Nasci­men­to da artista plás­ti­ca argenti­na Beat­riz Berman (75 anos)

Fun­dação do Clube Atléti­co Mineiro (115 anos)

Dia Nacional da Comu­nidade Árabe

Dia Inter­na­cional em Lem­brança pelas Víti­mas da Escravidão e do Tráfego Transatlân­ti­co de Escravos nos Navios Negreiros — des­ig­nação espe­cial da Assem­bleia Ger­al da ONU, em 28 de novem­bro de 2006

Hora do Plan­e­ta (data móv­el) — últi­mo sába­do de março de cada ano

 

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos a cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected]

Edição: Suma­ia Vil­lela

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d