...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inmet emite alerta vermelho para RS com chegada de ciclone

Inmet emite alerta vermelho para RS com chegada de ciclone

Ciclone trará grande quantidade de chuva, avisa Inmet

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/12/2025 — 16:58
São Paulo
Porto Alegre 08/11/2025 - Passagem de um ciclone extratropical na madrugada deste sábado (8) causou estragos em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução/Redes sociais
© Reprodução/Redes Soci­ais

O esta­do do Rio Grande do Sul está em aler­ta ver­mel­ho nes­ta terça-feira (9), de acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), que emi­tiu o avi­so de grande peri­go. O aler­ta se deve à chega­da de um ciclone extra­t­rop­i­cal jun­to com uma frente fria. Paraná e San­ta Cata­ri­na tam­bém são afe­ta­dos.

Até o final do dia o Rio Grande do Sul pode sofr­er com tem­po­rais, grani­zo e rajadas de ven­to. O ciclone traz grande quan­ti­dade de chu­va, poden­do ultra­pas­sar os 100 mm até o fim do dia. Há grandes chances de alaga­men­tos, que­da de ener­gia e de árvores.

O esta­do de aler­ta vale até as 23h59 des­ta terça.

O avi­so do Inmet vale para as regiões ser­ranas do esta­do e tam­bém para as áreas Sul, Norte e Cen­tral, além da região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre. Toda a cos­ta do Rio Grande do Sul tam­bém pode ser afe­ta­da.

Paraná e San­ta Cata­ri­na estão em aler­ta laran­ja no momen­to, que é de peri­go, segun­do o Inmet. As regiões cen­tral, sul e leste dos dois esta­dos devem ser atingi­das pelo ciclone, assim como seus litorais. 

Flores da Cunha

A cidade de Flo­res da Cun­ha, dis­tante 145 km de Por­to Ale­gre, sofreu estra­gos na noite des­ta segun­da-feira (8) após a pas­sagem de um ciclone extra­t­rop­i­cal. Parte da destru­ição atingiu a região do Trav­es­são Alfre­do Chaves, no inte­ri­or do municí­pio. Segun­do a prefeitu­ra local, não hou­ve feri­dos.

Hou­ve estra­gos em muitos pon­tos da região. A quadra da comu­nidade sofreu muitos danos, assim como tam­bém o tel­ha­do da Capela São João Batista. Três viní­co­las tiver­am prob­le­mas, além de out­ros esta­b­elec­i­men­tos. Hou­ve ain­da prob­le­mas no cen­tro da cidade.

Cer­ca de 60 casas foram atingi­das, deixan­do mais de 5 mil pes­soas sem ener­gia elétri­ca. Ao todo, cer­ca de 2 mil moradores foram afe­ta­dos de algu­ma maneira.

De acor­do com a prefeitu­ra, acon­te­ce­r­am tam­bém avarias em est­u­fas, vinte par­reiras foram der­rubadas e hou­ve danos no refeitório de uma esco­la e num hos­pi­tal munic­i­pal.

Na man­hã des­ta terça (9), equipes das sec­re­tarias de Agri­cul­tura e de Obras atu­aram na des­ob­strução de estradas. Não há neste momen­to pon­tos de blo­queio na cidade.

As aulas na rede munic­i­pal foram man­ti­das hoje.

A Defe­sa Civ­il infor­ma que ain­da está vigente o aler­ta mete­o­rológi­co.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d