...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Jardim Botânico do Rio inaugura trilha entre sítios arqueológicos

Jardim Botânico do Rio inaugura trilha entre sítios arqueológicos

O Engenho Nossa Senhora da Conceição da Lagoa é datado de 1576, percente ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e funciona no local o centro de visitantes do parque(Tomaz Silva/Agência Brasil)
Repro­dução: © Agên­cia Brasil/Tomaz Sil­va

Inauguração marca aniversário de 213 anos de fundação


Pub­li­ca­do em 13/06/2021 — 13:51 Por Léo Rodrigues – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Comem­o­ran­do 213 anos de fun­dação, o Jardim Botâni­co do Rio de Janeiro lançou na man­hã de hoje (13) a Tril­ha do Patrimônio. O per­cur­so apre­sen­ta os prin­ci­pais mon­u­men­tos e cin­co sítios arque­ológi­cos que con­tam a história bicen­tenária da insti­tu­ição. Uma exposição sobre a tril­ha tam­bém foi mon­ta­da no cen­tro de vis­i­tantes.

“Vai per­mi­tir ter essa nova visão sobre o Jardim Botâni­co. São camadas e camadas de edi­fi­cações e de história, em con­jun­to com o espaço verde, que for­mam esse jardim mar­avil­hoso. Ago­ra esta­mos dan­do uma out­ra dimen­são e levan­do o olhar para out­ros aspec­tos. Isso enriquece demais a vis­i­tação”,  avalia Léa Therez­in­ha Car­val­ho, arquite­ta do Jardim Botâni­co que con­ce­beu a tril­ha.

Segun­do Léa, a tril­ha surge em diál­o­go com o 27º Con­gres­so Mundi­al de Arquite­tos (UIA) e seu lança­men­to inte­gra a pro­gra­mação do even­to, o maior da área. Em 2021, ele está sendo orga­ni­za­do pelo Brasil. São diver­sas ativi­dades vir­tu­ais pro­gra­madas para difer­entes sem­anas ao lon­go do ano.

Fun­da­do em 1808 pelo então príncipe regente por­tuguês D. João VI, o Jardim Botâni­co era volta­do ini­cial­mente para a acli­matação de espé­cies veg­e­tais orig­inárias de out­ras partes do mun­do. Com as trans­for­mações ao lon­go do tem­po, ele se con­ver­teu no que é hoje: um insti­tu­to de pesquisas vin­cu­la­do ao Min­istério do Meio Ambi­ente que cen­tral­iza um dos mais impor­tantes cen­tros do mun­do para estu­dos sobre botâni­ca e con­ser­vação da bio­di­ver­si­dade.

Recon­heci­do como patrimônio mundi­al pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco), o Jardim Botâni­co é tam­bém um dos prin­ci­pais pon­tos turís­ti­cos da cap­i­tal flu­mi­nense. No local, são rece­bidos anual­mente mais de 500 mil vis­i­tantes.

A trilha

A tril­ha bus­ca reit­er­ar a importân­cia históri­co-cul­tur­al do Jardim Botâni­co e é com­pos­ta por 11 pon­tos que con­tribuíram para a sua for­mação. Todos eles guardam traços de val­or arquitetôni­co, cul­tur­al e históri­co. O pon­to de par­ti­da é o pré­dio mais anti­go da zona sul do Rio de Janeiro, onde hoje fun­ciona o cen­tro de vis­i­tantes (foto prin­ci­pal). O edifí­cio foi con­struí­do em 1576, isto é, 232 anos antes da data de fun­dação do Jardim Botâni­co. Orig­i­nal­mente, ele sedi­a­va um engen­ho de açú­car.

O fio con­du­tor que lev­ou a trans­for­mação do engen­ho no Jardim Botâni­co pode ser com­preen­di­do através do per­cur­so. “Difer­ente de todas as out­ras tril­has que já foram feitas, ela é volta­da para o patrimônio históri­co da insti­tu­ição”, diz a pres­i­dente do Jardim Botâni­co, Ana Lúcia San­toro.

O per­cur­so pas­sa tam­bém por out­ros locais como o Museu Sítio Arque­ológi­co Casa dos Pilões e o Aque­du­to da Lev­a­da, se encer­ran­do no Solar da Imper­a­triz. Tra­ta-se de um exem­plar da arquite­tu­ra rur­al no Rio de Janeiro, con­struí­do entre os sécu­los 18 e 19 como sede da Fazen­da do Maca­co.

Ao lon­go do tem­po, o imóv­el tam­bém foi um espaço volta­do para órfãos apren­derem téc­ni­cas de plan­tio e depois abrigou o Serviço Flo­re­stal do Brasil e a Fun­dação Pró-Memória. Atual­mente é sede da Esco­la Nacional de Botâni­ca Trop­i­cal do Jardim Botâni­co, sendo recon­heci­do como sítio arque­ológi­co e tomba­do como patrimônio nacional pelo Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan).

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d