...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Passaportes estão bloqueados pela Corte

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/07/2025 — 11:14
Brasília
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) com estátua A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em primeiro plano.
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr/ Agên­cia Brasil

O senador Mar­cos do Val (Podemos-ES) con­fir­mou nes­ta quin­ta-feira (24) ter via­ja­do aos Esta­dos Unidos, ape­sar de ter seus pas­s­aportes blo­quea­d­os pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF)

De acor­do com nota divul­ga­da pela asses­so­ria do par­la­men­tar, a viagem foi real­iza­da com um pas­s­aporte diplomáti­co que ficou com Mar­cos do Val ape­sar de uma ordem do min­istro do STF Alexan­dre de Moraes, de agos­to do ano pas­sa­do, ter deter­mi­na­do a apreen­são do doc­u­men­to.

“O pas­s­aporte diplomáti­co encon­tra-se ple­na­mente váli­do até 31 de jul­ho de 2027, sem qual­quer restrição. Em 22 de jul­ho de 2025, a Embaix­a­da dos Esta­dos Unidos da Améri­ca, em Brasília, ren­ovou o vis­to ofi­cial (B1/B2) do Senador, com val­i­dade até 16 de jul­ho de 2035, o que ates­ta o pleno recon­hec­i­men­to inter­na­cional de sua legit­im­i­dade e reg­u­lar­i­dade diplomáti­ca”, diz a nota do par­la­men­tar.

A Polí­cia Fed­er­al (PF) fez bus­cas em endereços pes­soais e profis­sion­ais de Val, mas à época não encon­trou o pas­s­aporte diplomáti­co. Em fevereiro, a decisão pela apreen­são e o blo­queio do doc­u­men­to foi con­fir­ma­da por una­n­im­i­dade pela Primeira Tur­ma do Supre­mo, com­pos­to por cin­co min­istros: além do próprio Moraes, Cris­tiano Zanin, Luiz Fux, Flávio Dino e Cár­men Lúcia. 

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

medi­da foi deter­mi­na­da em uma apu­ração na qual o par­la­men­tar é inves­ti­ga­do por suposta­mente pro­mover uma cam­pan­ha para intim­i­dar e con­stranger inves­ti­gadores da Polí­cia Fed­er­al (PF). Na mes­ma decisão, foi deter­mi­na­do ain­da o blo­queio das redes soci­ais de Mar­cos do Val, que foi proibido de se man­i­fes­tar por essas platafor­mas na inter­net.

Neste mês, Mar­cos do Val pro­to­colou um pedi­do no Supre­mo para via­jar de férias com a família para os Esta­dos Unidos, mas teve o pedi­do nega­do por Moraes. Não está claro como o par­la­men­tar deixou o país mes­mo com uma ordem pen­dente de apreen­são de seu pas­s­aporte.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d