...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Mulher / Menopausa sem Segredo é tema do Caminhos da Reportagem de hoje

Menopausa sem Segredo é tema do Caminhos da Reportagem de hoje

Programa vai ao ar às 23h na TV Brasil

TV Brasil
Pub­li­ca­do em 08/12/2025 — 07:32
Brasília
Brasília (DF), 08/12/2025 - Caminhos da Reportagem compartilha a rotina e os desafios da Menopausa. Frame Tv Brasil
Repro­dução: © Frame TV Brasil

Nes­ta segun­da-feira (8), a TV Brasil exibe, às 23h, novo episó­dio do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, que tem como tema “Menopausa sem Seg­re­do”. A atração com­par­til­ha a roti­na das mul­heres em uma fase ain­da pouco dis­cu­ti­da, cer­ca­da de tabus e de sin­tomas nem sem­pre con­heci­dos. 

Em pouco mais de um sécu­lo, a longev­i­dade fem­i­ni­na deu um salto: aumen­tou 2,5 vezes. Em 1900, a expec­ta­ti­va de vida de uma brasileira era de 33,7 anos; hoje, é de 79,9. Ago­ra, a maio­r­ia das mul­heres pas­sa um terço da vida na menopausa. 

Esti­ma-se que mais de 30 mil­hões de brasileiras este­jam no cli­matério, a pré-menopausa ou menopausa. A jor­nal­ista Maria Cân­di­da foi sur­preen­di­da pelos sin­tomas da per­i­menopausa.

“Foi um furacão, uma tem­pes­tade, um cha­coal­hão”, con­ta. Ela com­ple­men­ta: “Tin­ha uma exaustão tão grande que eu que­ria ficar deita­da no sofá.” Irri­tabil­i­dade, insô­nia e per­da de libido estavam entre os sinais mais fortes”.

A pres­i­dente do Insti­tu­to Menopausa Feliz, Adri­ana Fer­reira, viveu situ­ação pare­ci­da.

“No meu pron­tuário era colo­ca­do ‘mul­her poliqueixosa’. Nun­ca tin­ha ouvi­do a palavra cli­matério”, rev­ela. Ambas mel­ho­raram com a Ter­apia de Reposição Hor­mon­al, recomen­da­da pela Fed­er­ação Brasileira das Asso­ci­ações de Gine­colo­gia e Obstetrí­cia, de acor­do com cada caso.

Ao Cam­in­hos da Reportagem, a gine­col­o­gista Beat­riz Tupinam­bá expli­ca que o mel­hor momen­to para ini­ciar o trata­men­to é antes da menopausa, no cli­matério. Além dis­so, aler­ta que os sin­tomas rev­e­lam mudanças mais pro­fun­das, como per­da óssea, risco car­dio­vas­cu­lar e aumen­to da hiperten­são. “Depois da menopausa, duas mul­heres enfar­tam para cada homem”, afir­ma a médi­ca.

Menopausa precoce

De acor­do com espe­cial­is­tas, a menopausa pre­coce afe­ta cer­ca de 1% das mul­heres. A atriz Juli­eta Zarza rece­beu o diag­nós­ti­co aos 37 anos. “A min­ha sen­sação foi que havia um carim­bo na tes­ta: data de val­i­dade ven­ci­da”, diz. A con­feit­eira Nayele Car­doso pas­sou pelo mes­mo aos 27. “A úni­ca coisa que a médi­ca disse foi que eu não ia poder ter fil­hos”, lem­bra.

Fatores genéti­cos, cirur­gias, quimioter­apia ou doenças autoimunes podem ante­ci­par a menopausa, expli­ca a clíni­ca ger­al Andrea Alvaren­ga.

Uma pesquisa fei­ta pela con­sul­to­ria Korn Fer­ry ouviu mais de 8 mil mul­heres em três país­es e mostrou que 47% sen­ti­ram impactos no tra­bal­ho com a menopausa. “Os três sin­tomas mais pre­sentes eram estresse, difi­cul­dade de con­cen­tração e per­da de paciên­cia”, diz Adri­ana Rosa, sócia da Korn Fer­ry.

Des­de 2004, a Políti­ca Nacional de Atenção Inte­gral à Saúde da Mul­her ori­en­ta o cuida­do no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). O man­u­al está em atu­al­iza­ção.

“Não temos tan­tas ações voltadas para mul­heres na tran­sição da menopausa”, afir­ma Maria Tere­sa Ros­set­ti Mas­sari, da Fiocruz. O Min­istério da Saúde diz que há suporte na atenção primária, com con­sul­tas, exam­es, medica­men­tos e práti­cas inte­gra­ti­vas. Casos mais com­plex­os são encam­in­hados para espe­cial­is­tas.

O Hos­pi­tal das Clíni­cas (HC) da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) é a prin­ci­pal refer­ên­cia públi­ca no país.

“Durante a sem­ana, chego a ter de 90 a 120 atendi­men­tos”, afir­ma José Maria Soares Júnior, chefe do Ambu­latório de Cli­matério. Além das con­sul­tas, o HC ofer­ece exam­es e ter­apia hor­mon­al den­tro dos pro­to­co­los indi­ca­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d