...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes abre inquérito para investigar Zambelli por coação e obstrução

Moraes abre inquérito para investigar Zambelli por coação e obstrução

Ministro determinou que deputada preste depoimento à Polícia Federal

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/06/2025 — 21:09
Brasília
Brasília (DF) 02/08/2023 Deputada Carla Zambelli durante coletiva no salão verde da Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/EBC
Repro­dução: © Lula Marques/ EBC

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), deter­mi­nou nes­ta quar­ta-feira (4) a aber­tu­ra de um inquéri­to para inves­ti­gar a dep­uta­da fed­er­al Car­la Zam­bel­li (PL-SP) pelos crimes de coação no cur­so do proces­so e obstrução de inves­ti­gação.

A medi­da foi toma­da após a par­la­men­tar afir­mar durante uma entre­vista que, após ter fugi­do do Brasil, pre­tende per­manecer nos Esta­dos Unidos e pedir asi­lo políti­co ao gov­er­no do pres­i­dente Don­ald Trump.

No entendi­men­to de Moraes, a dep­uta­da pre­tende ado­tar o “mes­mo modus operan­di” uti­liza­do pelo dep­uta­do fed­er­al Eduar­do Bol­sonaro (PL-SP) para a “práti­ca de con­du­tas ilíc­i­tas”.

O fil­ho de Bol­sonaro tam­bém está nos Esta­dos Unidos e é alvo de um inquéri­to pela sus­pei­ta de inci­tar o gov­er­no norte-amer­i­cano a ado­tar medi­das con­tra Moraes e out­ras autori­dades brasileiras.

Na mes­ma decisão, o min­istro deter­mi­nou que Zam­bel­li preste depoi­men­to à Polí­cia Fed­er­al no pra­zo de 10 dias. A oiti­va poderá ser por escrito.

Além dis­so, Moraes solic­i­tou ao Ban­co Cen­tral a lista de pes­soas que enviaram val­ores por meio de PIX para a par­la­men­tar, que fez uma “vaquin­ha” na inter­net após ser con­de­na­da pelo STF.

Mais cedo, Moraes deter­mi­nou a prisão da dep­uta­da, a inclusão do nome da par­la­men­tar na lista de procu­ra­dos da Inter­pol e a sus­pen­são das redes soci­ais.

Ontem (3) , em entre­vista a uma rádio do inte­ri­or de São Paulo, Zam­bel­li disse que saiu do país para faz­er um trata­men­to de saúde e que vai pedir licença do manda­to.  A dep­uta­da está nos Esta­dos Unidos e afir­mou que pre­tende ir para a Itália por ter cidada­nia ital­iana.

A prisão foi deter­mi­na­da após a Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) solic­i­tar a medi­da ao Supre­mo. Para a PGR, ela fugiu do Brasil para evi­tar o cumpri­men­to da con­de­nação.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d