...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes dá 48 horas para PGR opinar sobre explicações de Bolsonaro

Moraes dá 48 horas para PGR opinar sobre explicações de Bolsonaro

Advogados do ex-presidente dizem que ele não pediu asilo na Argentina

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/08/2025 — 15:07
Brasília
Sede da Procuradoria-Geral da República
Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), deu pra­zo de 48 horas para a Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) se man­i­fes­tar sobre as expli­cações envi­adas pela defe­sa do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro à Corte. O pra­zo começou a con­tar por vol­ta das 10h30 de hoje e será encer­ra­do na man­hã de quar­ta-feira (27).

Na sex­ta-feira (22), os advo­ga­dos afir­maram que Bol­sonaro não solic­i­tou asi­lo políti­co ao pres­i­dente da Argenti­na, Javier Milei. A defe­sa tam­bém negou que o ex-pres­i­dente ten­ha a intenção de fugir do país e aproveitou para pedir a revo­gação da prisão domi­cil­iar de Bol­sonaro.

A man­i­fes­tação foi envi­a­da ao Supre­mo após Moraes deter­mi­nar que os advo­ga­dos se man­i­fes­tassem sobre o doc­u­men­to de asi­lo encon­tra­do pela Polí­cia Fed­er­al no celu­lar de Bol­sonaro durante bus­ca e apreen­são real­iza­da, no mês pas­sa­do, na inves­ti­gação sobre as sanções dos Esta­dos Unidos con­tra o Brasil. Segun­do a PF, o doc­u­men­to esta­va sal­vo no apar­el­ho des­de 2024.

Na man­hã des­ta segun­da-feira (25), Moraes deter­mi­nou a noti­fi­cação da PGR sobre o con­teú­do da defe­sa de Bol­sonaro. Caberá ao procu­rador-ger­al, Paulo Gonet, avaliar a adoção de providên­cias com base nas declar­ações dos advo­ga­dos e das provas obti­das pela PF.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Na quar­ta-feira (20), Bol­sonaro e um de seus fil­hos, o dep­uta­do fed­er­al Eduar­do Bol­sonaro (PL-SP), foram indi­ci­a­dos pelos crimes de coação no cur­so do proces­so e ten­ta­ti­va de abolição do Esta­do Democráti­co de Dire­ito. A decisão foi toma­da após a PF con­cluir as inves­ti­gações sobre a atu­ação de Eduar­do jun­to ao gov­er­no do pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, para pro­mover medi­das de retal­i­ação con­tra o gov­er­no brasileiro e min­istros do Supre­mo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d