...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes diz que Eduardo Bolsonaro interfere em processo na Corte

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro interfere em processo na Corte

Ministro inclui vídeo postado nas redes sociais em inquérito

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/07/2025 — 15:49
Brasília
Brasília (DF), 20/05/2025 - Ministro Alexandre de Moraes participa da Primeira Turma do STF que julga denúncia sobre o núcleo 3 da PET 12.100. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Repro­dução: © Rosinei Coutinho/STF

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), disse nes­ta quar­ta-feira (9) que o dep­uta­do fed­er­al licen­ci­a­do Eduar­do Bol­sonaro (PL-SP) con­tin­ua inter­ferindo no anda­men­to da ação penal da tra­ma golpista.

A avali­ação está na decisão na qual o min­istro deter­mi­nou a inclusão de um vídeo posta­do pelo par­la­men­tar nas redes soci­ais no inquéri­to em que é inves­ti­ga­do pelos crimes de coação no cur­so do proces­so e obstrução de inves­ti­gação.

No vídeo, o dep­uta­do fed­er­al Gus­ta­vo Gay­er (PL-GO) diz que o sis­tema judi­ciário do Brasil é um risco para a democ­ra­cia. O dis­cur­so, leg­en­da­do para o inglês, foi feito durante a man­i­fes­tação do dia 29 de jun­ho em apoio ao ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, na Aveni­da Paulista, em São Paulo.

“Ver­i­fi­ca-se que o inves­ti­ga­do Eduar­do Nantes Bol­sonaro per­manece prat­i­can­do con­du­tas com o obje­ti­vo de inter­ferir e embaraçar o reg­u­lar anda­men­to da AP 2.668/DF [núcleo 1], que já se encon­tra em fase de apre­sen­tação de ale­gações finais pelas partes”, argu­men­ta Moraes.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

O min­istro tam­bém pediu a man­i­fes­tação da Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) sobre a questão.

Em março deste ano, Eduar­do Bol­sonaro pediu licença de 122 dias do manda­to par­la­men­tar e foi morar nos Esta­dos Unidos, sob a ale­gação de perseguição políti­ca.

O dep­uta­do licen­ci­a­do é inves­ti­ga­do pela supos­ta atu­ação para inci­tar o gov­er­no norte-amer­i­cano a ado­tar medi­das con­tra Moraes, escol­hi­do rela­tor do caso por tam­bém atu­ar no coman­do das ações da tra­ma golpista e no inquéri­to das fake news.

Na segun­da-feira (7), o pres­i­dente do Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, defend­eu Jair Bol­sonaro nas redes soci­ais e criti­cou o jul­ga­men­to do ex-pres­i­dente pelo Supre­mo.

“Estarei assistin­do muito de per­to à caça às bruxas de Jair Bol­sonaro, sua família e mil­hares de seus apoiadores”, disse Trump, que tam­bém pediu para deixar Bol­sonaro “em paz”.

Após a pub­li­cação, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va declar­ou que o Brasil é um país sober­a­no e que não vai aceitar inter­fer­ên­cias exter­nas.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d