...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes ouve testemunhas de Bolsonaro na ação do golpe

Moraes ouve testemunhas de Bolsonaro na ação do golpe

Principal depoimento será do governador de SP, Tarcísio de Freitas

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/05/2025 — 06:46
Brasília
Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
Repro­dução: © Antônio Cruz/ Agên­cia Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), ouve nes­ta sex­ta-feira (30) os depoi­men­tos das teste­munhas de defe­sa indi­cadas pelo ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro na ação penal sobre a tra­ma golpista. Em março deste ano, Bol­sonaro e mais sete acu­sa­dos se tornaram réus após serem denun­ci­a­dos pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR).

O prin­ci­pal depoi­men­to será do gov­er­nador de São Paulo e ex-min­istro da Infraestru­tu­ra do gov­er­no Bol­sonaro Tar­cí­sio de Fre­itas, pre­vis­to para começar às 8h, por video­con­fer­ên­cia. Mais cin­co teste­munhas do ex-pres­i­dente devem depor no perío­do da tarde, a par­tir das 14h. 

Sai­ba quem vai depor a favor de Bol­sonaro:

Tar­cí­sio Gomes de Fre­itas (gov­er­nador de São Paulo e ex-min­istro da Infraestru­tu­ra);

Jonathas Assunção Sal­vador Nery (ex-secretário exec­u­ti­vo da Casa Civ­il);

Rena­to de Lima França — ex-sub­chefe de assun­tos jurídi­cos da Presidên­cia da Repúbli­ca;

Wag­n­er de Oliveira — coro­nel do Exérci­to que tra­bal­hou no Min­istério da Defe­sa e fez parte da comis­são de mil­itares que audi­tou a urna eletrôni­ca.

Giuseppe Dutra Jani­no — ex-secretário de Tec­nolo­gia do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE).

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Pela man­hã, tam­bém serão ouvi­das como teste­munhas do ex-min­istro da Justiça Ander­son Tor­res os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Espiridião Amim (PP-SC) e Eduar­do Girão (NOVO-CE), o dep­uta­do fed­er­al Sander­son (PL-RS) e o pres­i­dente do PL, Valde­mar Cos­ta Neto. Nogueira tam­bém vai falar como teste­munha de Bol­sonaro.

Ontem (29), a defe­sa de Bol­sonaro desis­tiu de qua­tro teste­munhas: Amau­ri Feres Saad, advo­ga­do acu­sa­do de ser o autor int­elec­tu­al da min­u­ta do golpe; Gilson Macha­do, ex-min­istro do Tur­is­mo; Eduar­do Pazuel­lo, dep­uta­do fed­er­al (PL-RJ) e ex-min­istro da Saúde; e Ricar­do Peixo­to Camar­in­ha, car­di­ol­o­gista da Presidên­cia da Repúbli­ca.

Os depoi­men­tos des­ta primeira fase de oiti­vas dos réus serão encer­ra­dos na segun­da-feira (2), quan­do o senador Rogério Mar­in­ho (PL-RN) será ouvi­do.

Em março deste ano, Bol­sonaro e mais sete denun­ci­a­dos pela tra­ma golpista viraram réus no STF e pas­saram a respon­der a uma ação penal pelos crimes de orga­ni­za­ção crim­i­nosa arma­da, ten­ta­ti­va de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, golpe de Esta­do, dano qual­i­fi­ca­do pela vio­lên­cia e grave ameaça e dete­ri­o­ração de patrimônio tomba­do.

Con­forme a acusação da Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) , Bol­sonaro tin­ha con­hec­i­men­to do plano inti­t­u­la­do “Pun­hal Verde Amare­lo”, que con­tin­ha o plane­ja­men­to e a exe­cução de ações para assas­si­nar o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, o vice pres­i­dente Ger­al­do Alck­min e o min­istro do STF Alexan­dre de Moraes.

A procu­rado­ria tam­bém garante que o ex-pres­i­dente sabia da min­u­ta de decre­to com o qual pre­tendia exe­cu­tar um golpe de Esta­do no país. O doc­u­men­to ficou con­heci­do durante a inves­ti­gação como “min­u­ta do golpe”.

Núcleo 1

Os oito réus com­põem o chama­do núcleo cru­cial do golpe, o núcleo 1, e tiver­am a denún­cia acei­ta por una­n­im­i­dade pela Primeira Tur­ma do STF em 26 de março. São eles:

Jair Bol­sonaro, ex-pres­i­dente da Repúbli­ca;

Wal­ter Bra­ga Net­to, gen­er­al de Exérci­to, ex-min­istro e can­dida­to a vice-pres­i­dente na cha­pa de Bol­sonaro nas eleições de 2022;

Gen­er­al Augus­to Heleno, ex-min­istro do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional;

Alexan­dre Ram­agem, ex-dire­tor da Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin);

Ander­son Tor­res, ex-min­istro da Justiça e ex-secretário de segu­rança do Dis­tri­to Fed­er­al;

Almir Gar­nier, ex-coman­dante da Mar­in­ha;

Paulo Sér­gio Nogueira, gen­er­al do Exérci­to e ex-min­istro da Defe­sa;

Mau­ro Cid, dela­tor e ex-aju­dante de ordens de Bol­sonaro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d