...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / No Rio, Cidade Integrada promove 4 mil atendimentos gratuitos

No Rio, Cidade Integrada promove 4 mil atendimentos gratuitos

Repro­dução: © Alexan­dre Simonini/Governo do Rio de Janeiro

Programa visa a retomada de territórios


Pub­li­ca­do em 30/01/2022 — 17:34 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

No primeiro dia de ações soci­ais pro­movi­das ontem (29) pelo pro­gra­ma Cidade Integra­da, do gov­er­no flu­mi­nense, nas comu­nidades do Jacarez­in­ho, zona norte do Rio de Janeiro, e da Muze­ma, zona oeste, foram real­iza­dos 4.005 atendi­men­tos gra­tu­itos aos moradores pelas sec­re­tarias e órgãos estad­u­ais.

O Cidade Integra­da foi lança­do no últi­mo dia 22 pelo gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro, no Palá­cio Gua­n­abara, sede do gov­er­no estad­ual. Ele visa a retoma­da de ter­ritórios, com obje­ti­vo de levar desen­volvi­men­to social, econômi­co, infraestru­tu­ra e segu­rança para a pop­u­lação que vive nas comu­nidades do Rio de Janeiro.

O Jacarez­in­ho e a Muze­ma foram escol­hi­dos em função do avanço do trá­fi­co de dro­gas e da milí­cia, respec­ti­va­mente, nos dois locais. Cas­tro anun­ciou, na ocasião, que somente depois que o pro­gra­ma estiv­er ple­na­mente em fun­ciona­men­to nas duas comu­nidades é que o gov­er­no do esta­do vai estendê-lo a out­ras comu­nidades. O pro­gra­ma pre­vê inves­ti­men­tos supe­ri­ores a R$ 500 mil­hões.

Gratuidade

Os moradores tiver­am aces­so gra­tu­ito a serviços como emis­são de doc­u­men­tos, inscrições em vagas de emprego, saúde bucal, corte de cabe­lo e, inclu­sive, o primeiro pas­so para a for­mal­iza­ção de casa­men­to.

No Jacarez­in­ho, foram 2.615 atendi­men­tos ao lon­go do dia, na quadra da esco­la de sam­ba Unidos do Jacarez­in­ho. Em visi­ta ao local na tarde de ontem, o gov­er­nador anun­ciou a chega­da de mais serviços à região nos próx­i­mos dias. O Depar­ta­men­to Estad­ual de Trân­si­to (Detran) vai man­ter um pos­to de Iden­ti­fi­cação Civ­il e de Habil­i­tação insta­l­a­do pro­vi­so­ri­a­mente em um con­têin­er na quadra.

.
Repro­dução: José Ger­al­do Ramal­ho, de 65 anos, ren­ovou a carteira de motorista — Alexan­dre Simonini/Governo do Rio de Janeiro
O primeiro morador a ser aten­di­do no pos­to de Habil­i­tação do Jacarez­in­ho foi o motorista de ônibus aposen­ta­do José Ger­al­do Ramal­ho, de 65 anos, que tin­ha uma carteira profis­sion­al cat­e­go­ria D e ren­ovou o doc­u­men­to com alter­ação para cat­e­go­ria B, a fim de diri­gir car­ros de pas­seio. Para ele, o atendi­men­to no Cidade Integra­da foi uma mar­avil­ha. “Fui chegan­do e logo resol­ven­do o que eu pre­cisa­va, com toda tran­quil­i­dade. Espero que con­tin­ue sem­pre assim”, man­i­festou.

Na Muze­ma, as ações acon­te­ce­r­am na Comu­nidade Inter­na­cional Ágape, total­izan­do 1.390 atendi­men­tos. O pro­gra­ma foi a chance que o motorista Rodri­go Soares e sua noi­va, Ana Car­oli­na San­ti­a­go, tiver­am para atu­alizar doc­u­men­tos e agilizar a buro­c­ra­cia exigi­da para for­malizar a união. Eles foram aten­di­dos por fun­cionários da Fun­dação Leão XIII e der­am entra­da no for­mulário de isenção de taxa para o casa­men­to. “A gente que­ria casar, ago­ra apare­ceu essa opor­tu­nidade e a gente vai con­cretizar. O Cidade Integra­da trouxe poli­ci­a­men­to osten­si­vo e mais segu­rança à região. Acho que a vida das pes­soas vai mel­ho­rar muito. É um sopro de esper­ança”, comen­tou Rodri­go.

Rio de Janeiro - RJ - 29/01/2022 - Ação RJ Para Todos na Muzema - Cidade Integrada.
Repro­dução: O motorista Rodri­go Soares e sua noi­va, Ana Car­oli­na San­ti­a­go, agilizaram a buro­c­ra­cia exigi­da para for­malizar a união. — Rafael Campos/Governo do Rio de Janeiro
Andrielle de Souza mora na Muze­ma há cin­co anos. Ela pediu as carteiras de iden­ti­fi­cação dos fil­hos e tam­bém ren­ovou sua doc­u­men­tação. “É a primeira vez que vejo aqui uma ação desse porte, com tan­tos serviços de saúde, de beleza e para doc­u­men­tos. Resolvi tudo com mui­ta facil­i­dade num dia só; fui muito bem dire­ciona­da. Aqui sem­pre foi um lugar aban­don­a­do, a gente nun­ca teve uma inter­venção. É a primeira vez que eu estou ven­do e estou gostan­do”, elo­giou.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d