...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas para mandato tampão

Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas para mandato tampão

Repro­dução: © Assem­bleia Leg­isla­ti­va de Alagoas

Ele substitui Renan Filho, que vai concorrer ao Senado


Pub­li­ca­do em 15/05/2022 — 16:59 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O esta­do de Alagoas tem novo gov­er­nador. Foi eleito hoje (15) Paulo Dan­tas, em eleição indi­re­ta real­iza­da na Assem­bleia Leg­isla­ti­va de Alagoas. O manda­to tam­pão de Dan­tas se encer­ra em 31 de dezem­bro. O vice-gov­er­nador eleito é José Wan­der­ley. Dan­tas é dep­uta­do estad­ual e Wan­der­ley é médi­co. Ambos são do MDB, par­tido do últi­mo a ocu­par o pos­to, Renan Fil­ho. A cha­pa emede­bista rece­beu 21 votos dos 27 pos­síveis.

Dan­tas tem 43 anos, nasceu em Maceió, é for­ma­do em admin­is­tração e está em seu primeiro manda­to como dep­uta­do estad­ual. José Wan­der­ley Neto é nat­ur­al de Palmeira dos Índios, tem 72 anos, é médi­co car­di­ol­o­gista e já exerceu o car­go de vice-gov­er­nador do Esta­do, no perío­do de 2007 a 2011, na primeira gestão do ex-gov­er­nador Teotônio Vilela Fil­ho.

Eleição indireta

A eleição indi­re­ta para o gov­er­no estad­ual é necessária porque, em abril, o então gov­er­nador Renan Fil­ho cumpriu o pra­zo de desin­com­pat­i­bi­liza­ção e deixou o car­go para dis­putar as eleições para o Sena­do, con­forme deter­mi­na a leg­is­lação eleitoral.

Com a saí­da, o vice-gov­er­nador, Luciano Bar­bosa, eleito na cha­pa de Renan, dev­e­ria assumir, mas não esta­va mais no car­go, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Ara­pira­ca. O primeiro na lin­ha sucessória seria o pres­i­dente da Assem­bleia Leg­isla­ti­va, Marce­lo Vitor (MDB). No entan­to, ele preferiu não assumir o gov­er­no do esta­do, porque ficaria impe­di­do de con­cor­rer à reeleição, e con­vo­cou as eleições indi­re­tas.

Com os imped­i­men­tos, coube ao pres­i­dente do Tri­bunal de Justiça, desem­bar­gador Klever Loureiro, últi­mo na lin­ha sucessória, assumir o pos­to interi­na­mente. O edi­tal de con­vo­cação da eleição foi con­tes­ta­do pelo PP e o caso foi parar no Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

Após anal­is­ar um recur­so do PP, o min­istro Gilmar Mendes deter­mi­nou que fos­sem for­madas cha­pas úni­cas para a dis­pu­ta e reabriu o pra­zo para o reg­istro das can­di­dat­uras.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d