...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / PGR defende reforço de policiamento perto da casa de Bolsonaro

PGR defende reforço de policiamento perto da casa de Bolsonaro

Procuradoria recomenda equipes da PF em tempo integral

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/08/2025 — 21:55
Brasília
Brasília (DF), 26/03/2025 - Ex-presidente Jair Bolsonaro durante declaração a imprensa após virar Réu no STF. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Repro­dução: © Lula Marques/Agência Brasil

A Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) envi­ou nes­ta segun­da-feira (25) ao min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), pare­cer a favor do reforço de poli­ci­a­men­to nas prox­im­i­dades da casa do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, em Brasília.

O pare­cer foi envi­a­do após o min­istro rece­ber uma cópia do pedi­do ini­cial, que foi envi­a­do pelo dep­uta­do fed­er­al Lind­bergh Farias (PT-RJ) ao dire­tor-ger­al da Polí­cia Fed­er­al (PF), Andrei Rodrigues. Segun­do o par­la­men­tar, a medi­da é necessária para garan­tir a “apli­cação da lei penal”.

De acor­do com PGR, a PF poderá aumen­tar a vig­ilân­cia nas prox­im­i­dades da residên­cia de Bol­sonaro.

“Parece ao Min­istério Públi­co Fed­er­al de bom alvit­re que se recomende for­mal­mente à polí­cia que destaque equipes de pron­tidão em tem­po inte­gral para que se efetue o mon­i­tora­men­to em tem­po real das medi­das de cautela ado­tadas, adotan­do-se o cuida­do de que não sejam intru­si­vas da esfera domi­cil­iar do réu, nem que sejam per­tur­badores das suas relações de viz­in­hança”, opinou a procu­rado­ria.

Julgamento

Na próx­i­ma terça-feira, dia 2 de setem­bro, Bol­sonaro e mais sete ali­a­dos, que são réus do núcleo 1 da tra­ma golpista, serão jul­ga­dos pela Primeira Tur­ma da Corte.

O ex-pres­i­dente cumpre prisão domi­cil­iar des­de o iní­cio deste mês, com uso de tornozeleira eletrôni­ca. A medi­da foi deter­mi­na­da após Alexan­dre de Moraes enten­der que o ex-pres­i­dente vio­lou as medi­das caute­lares que proib­i­am posta­gens nas redes soci­ais de ter­ceiros.

Na sem­ana pas­sa­da, em out­ra inves­ti­gação, a PF desco­briu que Bol­sonaro tin­ha um doc­u­men­to de asi­lo políti­co para ser apre­sen­ta­do ao pres­i­dente da Argenti­na, Javier Milei. Segun­do a PF, o doc­u­men­to esta­va sal­vo no apar­el­ho des­de 2024.

De acor­do com a defe­sa, o doc­u­men­to trata­va de um “ras­cun­ho”, cuja solic­i­tação de asi­lo não ocor­reu, e negou ten­ta­ti­va de fuga do país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d