...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Pix Cobrança, que substituirá boletos, começa a funcionar hoje

Pix Cobrança, que substituirá boletos, começa a funcionar hoje

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil

Agendamento só será permitido a partir de julho


Pub­li­ca­do em 14/05/2021 — 16:42 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A par­tir de hoje (14), os ban­cos e as demais insti­tu­ições finan­ceiras que aderi­ram ao Pix, serviço de paga­men­to instan­tâ­neo do Ban­co Cen­tral (BC), pas­saram a ofer­e­cer o Pix Cobrança. Semel­hante ao bole­to bancário, esse serviço per­mite o paga­men­to ime­di­a­to a empre­sas e presta­dores de serviços por meio do códi­go QR (ver­são avança­da do códi­go de bar­ras).

Assim como no bole­to bancário, o Pix Cobrança per­mi­tirá a inclusão de juros, mul­tas e descon­tos. Bas­tará o cliente abrir o aplica­ti­vo da insti­tu­ição finan­ceira, fotogra­far o códi­go QR com a câmera do celu­lar e faz­er o paga­men­to pelo Pix com a data atu­al, com encar­gos e aba­ti­men­tos cal­cu­la­dos.

Por enquan­to, o serviço não per­mi­tirá agen­dar venci­men­tos futur­os. Ale­gan­do neces­si­dade de tem­po para as insti­tu­ições finan­ceiras se adaptarem, o BC adiou o agen­da­men­to para datas futuras. Essa fun­cional­i­dade só entrará em vig­or em 1º de jul­ho.

Alta adesão

Neste domin­go (16), o Pix com­ple­tará seis meses de oper­ação. Até o fim de abril, segun­do os dados mais recentes do Ban­co Cen­tral, o Pix tin­ha movi­men­ta­do R$ 951 tril­hões em 1 tril­hão de transações. Até o mês pas­sa­do, o sis­tema de paga­men­tos instan­tâ­neo tin­ha 82 mil­hões de pes­soas físi­cas e 5,4 mil­hões de pes­soas jurídi­cas cadastradas.

Entre as pes­soas físi­cas, 73% dos cadastra­dos usaram o Pix pelo menos uma vez. Entre as pes­soas jurídi­cas, a adesão chegou a 85%.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d