...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / Políticos e autoridades celebram queda da Lei Magnitsky contra Moraes

Políticos e autoridades celebram queda da Lei Magnitsky contra Moraes

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo governo americano

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/12/2025 — 16:44
São Paulo
Esplanada dos Ministérios recebe preparativos para o desfile cívico-militar de 7 de Setembro
Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

O gov­er­no dos Esta­dos Unidos anun­ciou nes­ta sex­ta-feira (12) a reti­ra­da dos nomes do min­istro Alexan­dre de Moraes e de sua esposa, a advo­ga­da Viviane Bar­ci de Moraes, das sanções da Lei Mag­nit­sky, o que ger­ou comem­o­ração e elo­gios de parte dos políti­cos e autori­dades brasileiros.

A min­is­tra-chefe da Sec­re­taria de Relações Insti­tu­cionais, Gleisi Hoff­man, pos­tou em suas redes soci­ais que a reti­ra­da da sanção é uma vitória do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e uma der­ro­ta da família de Jair Bol­sonaro. 

“A reti­ra­da das sanções dos EUA con­tra o min­istro Alexan­dre de Moraes é uma grande vitória do Brasil e do pres­i­dente Lula. Foi Lula quem colo­cou esta revo­gação na mesa de Don­ald Trump, num diál­o­go alti­vo e sober­a­no. É uma grande der­ro­ta da família de Jair Bol­sonaro, traidores que con­spir­aram con­tra o Brasil e con­tra a Justiça”.

O líder do PT na Câmara dos Dep­uta­dos, Lind­bergh Farias (PT-RJ), pos­tou um vídeo em suas redes soci­ais comem­o­ran­do a decisão.  

“O gov­er­no Trump aca­ba de tirar Alexan­dre de Moraes da Lei Mag­nit­sky. Vitória da democ­ra­cia, da sobera­nia e da diplo­ma­cia do gov­er­no do pres­i­dente Lula. Grande dia”, disse.

A dep­uta­da fed­er­al Fer­nan­da Mel­chion­na (PSOL-RS), escreveu que já era tem­po de cor­ri­gir essa imposição impe­ri­al­ista sobre um min­istro brasileiro. “Eduar­do Bol­sonaro e Paulo Figueire­do devem estar choran­do em posição fetal neste momen­to”, comen­tou.

A dep­uta­da fed­er­al Eri­ka Hilton (PSOL) lem­brou que a lei era aguarda­da pela família Bol­sonaro. “Era uma das úni­cas esper­anças de que Eduar­do, um dia, abraçaria seu pai nova­mente”, pos­tou.

As sanções da Lei Mag­nit­sky foram impostas a Alexan­dre de Moraes pelo gov­er­no de Don­ald Trump no fim de jul­ho. Em setem­bro, a lista pas­sou a incluir tam­bém o nome de Viviane.

Críticas

O dep­uta­do Eduar­do Bol­sonaro (PL-SO), que nego­ciou sanções ao Brasil com o gov­er­no norte-amer­i­cano, tam­bém se man­i­festou – jun­to com o jor­nal­ista Paulo Figueire­do – sobre o fim da apli­cação da Lei Mag­nit­sky con­tra Moraes. No tex­to, divul­ga­do em por­tuguês e em inglês, eles lamen­taram a decisão dos EUA.  

“Recebe­mos com pesar a notí­cia da mais recente decisão anun­ci­a­da pelo gov­er­no amer­i­cano. Somos gratos pelo apoio que o pres­i­dente Trump demon­strou ao lon­go dessa tra­jetória e pela atenção que dedi­cou à grave crise de liber­dades que asso­la o Brasil”.

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d