...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho

Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho

 

Desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Portela.
© Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil (Repro­dução)

Folia no segundo semestre havia sido aprovada por deputados estaduais


Pub­li­ca­do em 21/01/2021 — 14:55 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduar­do Paes, decid­iu sus­pender o car­naval fora de época que havia sido plane­ja­do para jul­ho. A cri­ação de um car­naval anu­al no iní­cio do segun­do semes­tre foi aprova­da pela Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Esta­do do Rio de Janeiro e san­ciona­da pelo gov­er­nador em exer­cí­cio, Clau­dio Cas­tro.

A decisão da Prefeitu­ra do Rio de Janeiro foi anun­ci­a­da na tarde de hoje (21), no per­fil de Eduar­do Paes no Twit­ter:

Paes expli­cou que o car­naval exige uma grande preparação por parte dos órgãos públi­cos e das agremi­ações e insti­tu­ições lig­adas ao sam­ba, o que ele não con­sid­era pos­sív­el faz­er nesse momen­to.

“Dessa for­ma, gostaria de infor­mar que não ter­e­mos car­naval no meio do ano em 2021”, disse o prefeito, que com­ple­tou: “cer­ta­mente em 2022 poder­e­mos (todos dev­i­da­mente vaci­na­dos) cel­e­brar a vida e nos­sa cul­tura com toda a inten­si­dade que mere­ce­mos”.

O pro­je­to que pre­vê a real­iza­ção anu­al de um car­naval fora de época em jul­ho foi san­ciona­do na sem­ana pas­sa­da pelo gov­er­no do esta­do, que ain­da não definiu a data da cel­e­bração. Na época, o gov­er­no esclare­ceu que a lei visa a estim­u­lar o tur­is­mo, o laz­er e a econo­mia, mas ape­nas pos­si­bili­ta que o even­to seja real­iza­do, o que irá depen­der das recomen­dações das autori­dades san­itárias.

A cel­e­bração foi bati­za­da de CarnaRio e, segun­do a lei, a orga­ni­za­ção deve ser dis­cu­ti­da entre a Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura, as lig­as de Esco­las de Sam­ba, agremi­ações e blo­cos car­navale­scos.

Antes da aprovação da lei, o adi­a­men­to do car­naval para jul­ho já havia sido anun­ci­a­do pela Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba (Liesa) e por gru­pos que rep­re­sen­tam blo­cos de car­naval tradi­cionais da cidade. As esco­las de sam­ba do grupo espe­cial já havi­am sortea­do a ordem dos des­files, que estavam pre­vis­tos para ocor­rer nos dias 11 (domin­go) e 12 (segun­da) de jul­ho.

Ape­sar dis­so, o pres­i­dente da Liesa, Jorge Cas­tan­heira, havia reit­er­a­do, em dezem­bro, que a vaci­nação da pop­u­lação con­tra a covid-19 seria fun­da­men­tal para a real­iza­ção do even­to.

Nota Sebastiana

A Asso­ci­ação de Blo­cos de Rua do Rio (Sebas­tiana) divul­gou uma nota de apoio à medi­da, em que afir­ma “rece­ber com alívio” a decisão do prefeito. A asso­ci­ação rep­re­sen­ta parte dos blo­cos tradi­cionais da zona sul e do cen­tro do Rio, como o Escravos da Mauá, o Carmeli­tas e o Sim­pa­tia é Quase Amor.

“A decisão do prefeito Eduar­do Paes vem ao encon­tro do posi­ciona­men­to da Sebas­tiana anun­ci­a­do ante­ri­or­mente, que reit­era a não real­iza­ção dos des­files dos seus blo­cos em 2021. O retorno dos blo­cos às ruas só poderá se dar quan­do hou­ver vaci­na e imu­niza­ção de toda a pop­u­lação, condição essa que asse­gure a segu­rança de todos”.

A Sebas­tiana recon­hece que a decisão afe­ta “uma legião de tra­bal­hadores”, mas afir­ma que a cidade “não tem condições de orga­ni­zar e finan­ciar a estru­tu­ra necessária para um even­to do taman­ho do car­naval”.

“Para nós, o mais impor­tante nesse momen­to é o cuida­do com as pes­soas, o con­t­role da pan­demia e o respeito à vida e ao luto das famílias. Além dis­so, ini­ciar con­ver­sas com as sec­re­tarias de cul­tura tan­to da prefeitu­ra quan­to do esta­do para que sejam cri­a­dos edi­tais de emer­gen­ci­ais de aju­da aos tra­bal­hadores do car­naval”.

Assista na TV Brasil:

Matéria atu­al­iza­da às 15h27 para acrésci­mo de infor­mação.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d