...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Prêmio da SBPC reconhece pesquisas criativas de jovens mulheres

Prêmio da SBPC reconhece pesquisas criativas de jovens mulheres

Repro­dução:  @Agência Brasil / EBC

Edição premiou nove cientistas


Pub­li­ca­do em 10/02/2023 — 20:28 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Ded­i­ca­do às meni­nas na ciên­cia, foi entregue nes­ta sex­ta-feira (10), na cap­i­tal paulista, o 4º Prêmio Car­oli­na Bori Ciên­cia & Mul­her, pro­movi­do pela Sociedade Brasileira para o Pro­gres­so da Ciên­cia (SBPC). Nes­ta edição, a enti­dade pre­mia jovens mul­heres e ado­les­centes, cujas pesquisas de ini­ci­ação cien­tí­fi­ca demon­straram cria­tivi­dade, boa apli­cação do méto­do cien­tí­fi­co e poten­cial de con­tribuição com a ciên­cia no futuro.

Esta edição pre­miou nove vence­do­ras, três na cat­e­go­ria Ensi­no Médio e seis na de Grad­u­ação. A data do even­to foi escol­hi­da em cel­e­bração ao Dia Inter­na­cional das Mul­heres e Meni­nas na Ciên­cia, insti­tuí­do pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco) e con­tou com a par­tic­i­pação da min­is­tra da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação, Luciana San­tos.

Primeira a rece­ber o prêmio, a estu­dante Cam­i­ly Pereira dos San­tos, estu­dante do ensi­no médio do Insti­tu­to Fed­er­al do Rio Grande do Sul (IFRS), no cam­pus da cidade de Osório, agrade­ceu o prêmio e dedi­cou às mul­heres que a incen­ti­varam.

“Agradeço a min­ha pro­fes­so­ra e a min­ha cole­ga de pesquisa, este prêmio só foi pos­sív­el, porque estive­mos jun­tas, com muito tra­bal­ho em equipe e resil­iên­cia. Agradeço ain­da a min­ha mãe porque foi a par­tir de uma história dela que surgiu a ideia e foi uma for­ma de con­tribuir para a solução da pobreza men­stru­al. Isso não é só um prêmio, mas um incen­ti­vo a muitas meni­nas para seguirem a car­reira, serem trans­for­madas e assim, como eu, trans­for­mar tam­bém a min­ha comu­nidade”.

O pro­je­to da estu­dante é um absorvente ecológi­co feito com biofilme absorvente, fibras veg­e­tais e biofilme imper­me­áv­el.

Pesquisa

“Quero parab­enizar a todas as jovens cien­tis­tas que estão aqui, sobre­tu­do por acred­itarem na ciên­cia, se hoje estão aqui foi porque escol­her­am o cam­in­ho da afir­mação da ciên­cia e não na negação da ciên­cia, a pesquisa cien­tí­fi­ca pro­por­ciona grandes emoções, porque ela faz com que a gente com­preen­da os fenô­menos, a descober­ta de uma solução, de um deter­mi­na­do desafio ou de um deter­mi­na­do prob­le­ma, que se alcança de várias for­mas. Muitas de vocês viver­am este momen­to durante a jor­na­da cien­tí­fi­ca que decidi­ram empreen­der ain­da muito jovens”, disse a min­is­tra, que elo­giou o tra­bal­ho da SBPC e enal­te­ceu o val­or da insti­tu­ição para a sociedade brasileira.

A engen­heira eletricista Luciana San­tos é a primeira mul­her a chefi­ar o min­istério. Ela afir­mou seu com­pro­mis­so em con­stru­ir uma políti­ca robus­ta para incen­ti­var a ciên­cia e a tec­nolo­gia  entre as mul­heres. “Quero afir­mar que o com­pro­mis­so com a retoma­da des­ta agen­da terá essa mar­ca: pesquise como uma mul­her”, afir­mou a min­is­tra ao mostrar a camisa que esta­va vestin­do na cer­imô­nia. “É fun­da­men­tal for­t­ale­cer os instru­men­tos que dis­po­mos para democ­ra­ti­zar a par­tic­i­pação fem­i­ni­na na ciên­cia e tec­nolo­gia de for­ma per­ma­nente”, com­ple­tou.

Par­tic­i­param da entre­ga da pre­mi­ação o pres­i­dente da SBPC, Rena­to Janine Ribeiro, a vice-pres­i­dente da enti­dade, Fer­nan­da Sobral, a dire­to­ra da sociedade, Miri­am Grossi, e o mem­bro do Con­sel­ho da SBPC, Van­der­lan Bolzani.

A SBPC rece­beu indi­cações de 446 can­di­datas de 223 insti­tu­ições de todas as regiões do País. Foram 126 indi­cadas para a cat­e­go­ria Ensi­no Médio e 320 para a Grad­u­ação, cat­e­go­ria sub­di­vi­di­da entre três grandes áreas do con­hec­i­men­to: Biológ­i­cas e Saúde (126), Engen­harias, Exatas e Ciên­cias da Ter­ra (103) e Humanidades (91).

Uma comis­são jul­gado­ra escol­heu nove vence­do­ras, sendo três do Ensi­no Médio e seis da Grad­u­ação. Tam­bém foram con­ce­di­das nove menções hon­rosas, sendo três do Ensi­no Médio e seis da Grad­u­ação. Na área de Engen­harias, Exatas e Ciên­cias da Ter­ra, além de Ani­ta de Souza Sil­va, tam­bém foi pre­mi­a­da Ari­ane Leite do Nasci­men­to, grad­uan­da em Ciên­cias Biológ­i­cas pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al da Bahia (UFBA), com o tra­bal­ho “Botâni­ca sem­pre viva”.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d