...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Professores dão dicas para segundo dia de provas do Enem

Professores dão dicas para segundo dia de provas do Enem

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Matemática e Ciências da Natureza serão exames de domingo (28)


Pub­li­ca­do em 24/11/2021 — 06:00 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

No próx­i­mo domin­go (28), os can­didatos do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Para se sair bem, pro­fes­sores entre­vis­ta­dos pela Agên­cia Brasil recomen­dam que o par­tic­i­pante ten­ha uma estraté­gia de pro­va. Quem não foi bem no primeiro dia de apli­cação, ain­da pode recu­per­ar a nota.

Ter uma estraté­gia de pro­va é definir pre­vi­a­mente como irá admin­is­trar o tem­po e como irá resolver as questões. A dica do asses­sor da área de físi­ca do Sis­tema Pos­i­ti­vo de Ensi­no, Dani­lo Capelari, é começar pelas questões mais fáceis. “Faz­er uma primeira leitu­ra da pro­va e ir respon­den­do as questões mais fáceis. Isso garante a profi­ciên­cia. Em uma segun­da leitu­ra, dedicar mais tem­po às questões mais difí­ceis”, diz.

Capelari expli­ca que garan­tir as questões fáceis é uma estraté­gia para aten­der aos critérios de cor­reção das provas, pela Teo­ria de Respos­ta ao Item. Pela TRI, a nota não é cal­cu­la­da levan­do-se em con­ta somente o número de questões cor­re­tas, mas tam­bém a coerên­cia das respostas do par­tic­i­pante ao con­jun­to das questões que for­mam a pro­va. A TRI esti­ma a difi­cul­dade das questões e avalia o con­hec­i­men­to dos par­tic­i­pantes.

Caso um estu­dante erre todas as questões fáceis e acerte uma difí­cil, a pon­tu­ação dele nes­sa questão será menor do que a de um estu­dante que acer­tou as questões mais fáceis e tam­bém a difí­cil. No primeiro caso, o sis­tema poderá enten­der que o par­tic­i­pante chutou a respos­ta.

Agenda_Enem_2021_segundo_dia

Repro­dução: Agenda_Enem_2021_segundo_dia, por Arte/Agência Brasil

“Olhe as questões, dê uma primeira lida para escol­her efe­ti­va­mente os itens, começan­do pelos que você tem mais certeza de acer­to. Como são tex­tos grandes, não acho que seja ade­qua­do se aven­tu­rar a gabar­i­tar tudo ou a faz­er de for­ma con­tínua, da primeira à últi­ma questão”, com­ple­men­ta o pro­fes­sor de matemáti­ca do Colé­gio Matriz Edu­cação, José Car­los de Medeiros.

Atenção ao enunciado

Out­ra dica é estar aten­to aos tex­tos e enun­ci­a­dos da questão. “Às vezes, as questões [que são de múlti­pla escol­ha] têm mais de uma alter­na­ti­va que está cor­re­ta con­ceitual­mente. A grande questão é respon­der de acor­do com o que o enun­ci­a­do está pedin­do. A alter­na­ti­va pode estar cor­re­ta con­ceitual­mente, mas não é o que o enun­ci­a­do pede. Quan­do se fala em inter­pre­tação de tex­to, é impor­tante que os alunos este­jam foca­dos no pedi­do da questão, no enun­ci­a­do”, expli­ca Capelari.

Na reta final, a poucos dias para a pro­va, Medeiros recomen­da que os estu­dantes des­cansem, para que pos­sam estar tran­qui­los, mas que tam­bém façam uma últi­ma revisão. “Eu sem­pre acho que o mel­hor é o cam­in­ho do meio, eu acho que cabe dar uma revisa­da, mas estu­dar à exaustão não é a mel­hor solução emo­cional­mente para faz­er uma pro­va”

Uma for­ma de revis­ar o con­teú­do é faz­er questões de provas do Enem de anos ante­ri­ores. “Acho inter­es­sante, para quem tiv­er opor­tu­nidade, rev­er algu­mas questões dos vários gru­pos de pro­va, do Enem PPL [para pes­soas pri­vadas de liber­dade], Enem dig­i­tal, em Libras [Lín­gua Brasileira de Sinais], porque elas têm questões difer­entes, mas que vêm do mes­mo ban­co. É legal treinar as car­ac­terís­ti­cas da pro­va”, diz o pro­fes­sor. Todas os cader­nos de questões e os gabar­i­tos de anos ante­ri­ores estão disponíveis no site do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Ainda dá para recuperar

No últi­mo domin­go (21), os can­didatos fiz­er­am as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. Para quem acha que não foi muito bem, os pro­fes­sores dizem que ain­da dá para recu­per­ar a nota. “Não pode desan­i­mar, no Enem não ir muito bem é rel­a­ti­vo. Como a pro­va segue a TRI, acon­tece muito de alunos acertarem 25 questões e tirarem a mes­ma nota de quem acer­tou 8 ou 9, por causa da estraté­gia de pro­va”, diz Capelari.

Medeiros con­cor­da: “Não há essa coisa de bola de cristal. Não saiu o resul­ta­do e, prin­ci­pal­mente, como a gente tem 26% de ausên­cia, deixar de ten­tar eu acho que não é uma coisa inteligente. Já que está den­tro do proces­so, não cus­ta ir lá e ten­tar, até porque não há certeza de abso­lu­ta­mente nada”.

Os gabar­i­tos ofi­ci­ais serão divul­ga­dos para todas as provas ape­nas na próx­i­ma sem­ana, até o dia 1º de dezem­bro.

Questões do Enem

Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), um ban­co que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her quais áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória. Mais infor­mações sobre a cober­tu­ra do Enem, que inclui cor­reção de provas, estão disponíveis aqui.

Acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil sobre o Enem 2021:

O Enem sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas

Cerca de 88% afirmam que os gastos afetam o orçamento familiar Alice Rodrigues* Pub­li­ca­do em …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d