...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Retrospectiva 2021: conheça as principais notícias de setembro

Retrospectiva 2021: conheça as principais notícias de setembro

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Queda nas mortes por covid-19 é destaque do mês


Publicado em 28/12/2021 — 06:45 Por Agência Brasil — Brasília

O mês de setem­bro veio car­rega­do de esper­anças trazi­das com o avanço da vaci­nação e que­da dos óbitos por covid-19. No dia 3, a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) infor­mou que as mortes pela doença estavam em que­da havia dez sem­anas seguidas e chegaram à média diária de 670. No ápice da pan­demia, em abril, esse número era de 3 mil.

No fim do mês, a tra­jetória de que­da con­tin­u­ou sendo con­fir­ma­da pelo bole­tim Info­Gripe, da Fiocruz. Nova­mente, o número de casos alcança­va o menor pata­mar des­de o iní­cio da pan­demia.

Assembleia Geral da ONU

Repro­dução: Dis­cur­so do Pres­i­dente da Repúbli­ca Jair Bol­sonaro. Foto: Alan Santos/PR — Alan Santos/PR

No dia 21 de setem­bro, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro abriu a Assem­bleia Ger­al da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU)Tradi­cional­mente, o Brasil é o primeiro país a faz­er o pro­nun­ci­a­men­to na reunião. Nos dis­cur­sos, ele disse que o Brasil está tra­bal­han­do na atração de inves­ti­men­tos da ini­cia­ti­va pri­va­da e que o país pos­sui “tudo o que investi­dor procu­ra”.

Ouça na Radioagên­cia Nacional:

No mes­mo dia, o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, anun­ciou que testou pos­i­ti­vo para a covid-19. Queiroga esta­va na comi­ti­va pres­i­den­cial e anun­ciou que teria de ficar em quar­ente­na nos Esta­dos Unidos.

Política

No dia 2, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro san­cio­nou, com vetos, o pro­je­to que revo­ga a Lei de Segu­rança Nacional e que cria um capí­tu­lo no Códi­go Penal para crimes con­tra o Esta­do Democráti­co de Dire­ito.

No dia da inde­pendên­cia do Brasil, Bol­sonaro par­ticipou de atos pró-gov­er­no e fez críti­cas a opos­i­tores. No mes­mo dia, foram reg­istradas em várias cidades man­i­fes­tações con­trárias ao pres­i­dente.

Tan­to o pres­i­dente do Supre­mo, Luiz Fux, quan­to o do TSE, Luís Rober­to Bar­roso, rebat­er­am declar­ações de Bol­sonaro. Diante da situ­ação, o pres­i­dente disse que não teve a intenção de agredir out­ros Poderes e divul­gou nota ofi­cial sobre o assun­to.

No dia 29, a Justiça do Rio de Janeiro con­fir­mou que a ex-dep­uta­da fed­er­al Flordelis dos San­tos de Souza e mais nove acu­sa­dos de envolvi­men­to na morte do pas­tor Ander­son do Car­mo serão sub­meti­dos a júri pop­u­lar.

Afeganistão

Após a saí­da dos Esta­dos Unidos do Afe­gan­istão, o gov­er­no amer­i­cano infor­mou, no dia 17, que um ataque de drones em Cab­ul no mês ante­ri­or matou até dez civis, incluin­do sete cri­anças. Eles lamen­taram o fato que con­sid­er­aram trági­co. Orga­ni­za­ções denun­cia­ram que dire­itos de mul­heres e cri­anças estavam sendo vio­la­dos.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d