...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Justiça / STF delega audiências de custódia de presos em atos terroristas

STF delega audiências de custódia de presos em atos terroristas

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Alexandre de Moraes decidirá sobre a manutenção das prisões


Pub­li­ca­do em 10/01/2023 — 21:22 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) mon­tou uma força-tare­fa para as audiên­cias de custó­dia de cer­ca de 700 pes­soas pre­sas durante os atos ter­ror­is­tas que van­dalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília no domin­go (8). 

Após reunião com o min­istro Alexan­dre de Moraes, que deter­mi­nou as prisões, ficou acer­ta­do que as audiên­cias serão feitas por juízes fed­erais e do Tri­bunal de Justiça do DF. As infor­mações sobre pre­sos serão cen­tral­izadas no Con­sel­ho Nacional de Justiça (CNJ) e remeti­das a Moraes, a quem caberá decidir sobre a manutenção das prisões.

Ao deter­mi­nar as prisões, Moraes men­cio­nou sete crimes que podem ter sido cometi­dos pelos mil­i­tantes bol­sonar­is­tas, incluin­do crimes con­tra o Esta­do Democráti­co de Dire­ito e a sobera­nia nacional.

Segun­do a Corte, as audiên­cias estão ocor­ren­do den­tro do dev­i­do proces­so legal, com a pre­sença de advo­ga­dos, defen­sores públi­cos e mem­bros do Min­istério Públi­co.

A Poli­cia Fed­er­al infor­mou que 1,5 mil pes­soas foram con­duzi­das ontem, após serem pre­sos em Brasília. Até o momen­to, 727 con­tin­u­am deti­das. 599 pes­soas foram lib­er­adas, entre elas, idosos, pes­soas com prob­le­mas de saúde, pes­soas em situ­ação de rua e pais acom­pan­hados de cri­anças .

 

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d