...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Cultura / TV Brasil: Sombrinha comemora 50 anos de carreira no Samba na Gamboa

TV Brasil: Sombrinha comemora 50 anos de carreira no Samba na Gamboa

Sambista conversa com Teresa Cristina sobre trajetória e parcerias

EBC
Pub­li­ca­do em 24/08/2025 — 08:02
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 22/08/2025 - Para festejar os 50 anos de trajetória do sambista Sombrinha, referência histórica no gênero, a apresentadora Teresa Cristina recebe o cantor e compositor para um papo repleto de boas histórias e músicas autorais na edição inédita do programa Samba na Gamboa deste domingo (24), às 13h, na TV Brasil. Foto: TV Brasil
Repro­dução: © TV Brasil

Para fes­te­jar os 50 anos de tra­jetória do sam­bista Som­brin­ha, refer­ên­cia históri­ca no gênero, a apre­sen­ta­do­ra Tere­sa Cristi­na recebe o can­tor e com­pos­i­tor para um papo reple­to de boas histórias e músi­cas autorais na edição inédi­ta do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa deste domin­go (24), às 13h, na TV Brasil, emis­so­ra públi­ca da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

Anfitriã e con­vi­da­do can­tam suces­sos com­pos­tos por Som­brin­ha com Jorge Aragão como as músi­cas Raiz e Flor, Pon­ta de Dor, Novo Endereço e Mutirão de Amor, que tam­bém con­tou com Zeca Pagod­in­ho na parce­ria.

Durante o pro­gra­ma, Som­brin­ha e Tere­sa Cristi­na ain­da inter­pre­tam clás­si­cos feitos pelo artista com o saudoso Arlin­do Cruz, como Seja Sam­bista Tam­bém. Eles ain­da fazem um due­lo para ter­mi­nar a roda de sam­ba da emis­so­ra públi­ca com o hino O Show tem que Con­tin­uar.

For­ma­do na ger­ação que mar­cou época no Cacique de Ramos, o artista começou a tra­jetória no Fun­do de Quin­tal, fez uma lendária dupla com Arlin­do Cruz e gan­hou o mun­do em car­reira solo com hits da músi­ca brasileira que estão na boca do povo.

No dia 8 de setem­bro, Som­brin­ha se apre­sen­ta no Vivo Rio para comem­o­rar a data com um show que vai res­gatar grandes com­posições de sua vida musi­cal e traz­er par­tic­i­pações espe­ci­ais. Com direção artís­ti­ca de Dio­go Nogueira, a per­for­mance do céle­bre vet­er­a­no reúne Jorge Aragão, Xande de Pilares, Nina Wirti e Bebe Kramer, além do próprio fil­ho de João Nogueira.

Pro­dução orig­i­nal da TV Brasil, o pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa fica disponív­el no YouTube do canal e está no app TV Brasil Play. Com janela alter­na­ti­va na telin­ha aos sába­dos, às 23h, a roda de sam­ba ain­da é trans­mi­ti­da na Rádio Nacional, tam­bém aos sába­dos, mais cedo, ao meio-dia, para toda a rede.

Fundo de Quintal

Som­brin­ha é um dos fun­dadores do Fun­do de Quin­tal. Ele inte­grou a primeira for­mação do grupo ao lado de Bira Pres­i­dente, Ubi­rany, Sereno, Neo­ci, Almir Guine­to e Jorge Aragão.

A sin­to­nia musi­cal com Arlin­do Cruz, grande par­ceiro da tra­jetória de Som­brin­ha, é lem­bra­da na pro­dução da TV Brasil.

“A gente era unha e carne. No olhar a gente fazia uma letra. Fiz um sam­ba com Arlin­do em 15 min­u­tos em For­t­aleza. A letra dizia ‘Onde está / Me diga onde está’. Foi rápi­do e ‘pum’. Como se fos­se palavras cruzadas mes­mo. Era mui­ta sin­to­nia. Vir­gini­anos. Ele bati­zou meus três fil­hos. 45 anos de amizade. A gente já era uma dupla no Fun­do de Quin­tal. Ensinei muito a ele e ele me ensi­nou muito”, afir­ma.

Primeiros acordes

Durante a con­ver­sa com Tere­sa Cristi­na na TV Brasil, Som­brin­ha con­ta para a apre­sen­ta­do­ra como desco­briu o tal­en­to para a músi­ca ain­da na juven­tude. Ele recor­da a influên­cia famil­iar des­de a infân­cia.

“Sou de uma família de músi­cos. Min­ha mãe can­ta­va. Meu pai era músi­co. Ele ensi­nou todos nós a tocar vio­lão. A par­tir dos 9, 10 anos, já arran­ha­va no instru­men­to. Tin­ha vários vio­lões em casa. Era um vício”, lem­bra.

Rio de Janeiro (RJ) 22/08/2025 - Para festejar os 50 anos de trajetória do sambista Sombrinha, referência histórica no gênero, a apresentadora Teresa Cristina recebe o cantor e compositor para um papo repleto de boas histórias e músicas autorais na edição inédita do programa Samba na Gamboa deste domingo (24), às 13h, na TV Brasil. Foto: TV Brasil
Repro­dução: Pro­gra­ma comem­o­ra 50 anos de tra­jetória do sam­bista Som­brin­ha, refer­ên­cia históri­ca no gênero Foto: TV Brasil

Programa

A nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa que mar­ca a estreia de Tere­sa Cristi­na como apre­sen­ta­do­ra do pro­gra­ma da TV Brasil foi grava­da no Teatro Ruth de Souza, no Par­que Glória Maria, no Rio. O pal­co é um cenário col­ori­do que evo­ca uma praça na Gam­boa — bair­ro históri­co da zona por­tuária da cap­i­tal car­i­o­ca. A pre­sença de plateia é out­ro destaque da atração.

Durante a nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa, Tere­sa Cristi­na recebe nomes con­sagra­dos do gênero como Áurea Mar­tins, Dori­na, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moa­cyr Luz, Nei Lopes, Tia Suri­ca, Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, Neguin­ho da Bei­ja Flor, Nei Lopes, Nel­son Rufi­no, Nilze Car­val­ho, Péri­cles e Som­brin­ha.

O pro­gra­ma da TV Brasil tam­bém vai ter a pre­sença de céle­bres artis­tas de out­ras matizes da músi­ca como Adri­ana Cal­can­hot­to, Fabi­ana Coz­za, Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho, Môni­ca Salma­so, Rober­ta Sá, Simone Mazzer e Zé Rena­to.

O Sam­ba na Gam­boa tem janela sem­anal, aos domin­gos, às 13h, na pro­gra­mação da TV Brasil, e horário alter­na­ti­vo aos sába­dos, às 23h.

O públi­co pode cur­tir os con­teú­dos exclu­sivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emis­so­ra. As edições tam­bém gan­ham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sába­dos, ao meio-dia, para toda a rede.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV.

Serviço

Sam­ba na Gam­boa – domin­go, dia 24/8, excep­cional­mente, às 12h30, na TV Brasil
Sam­ba na Gam­boa – sába­do, dia 30/8, ao meio-dia, na Rádio Nacional 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …