...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Verão deverá ser de chuva irregular em vários estados do Centro-Sul

Verão deverá ser de chuva irregular em vários estados do Centro-Sul

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Inmet passou a divulgar previsão climática pelos próximos seis meses


Pub­li­ca­do em 21/11/2021 — 11:00 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Depois de uma pri­mav­era chu­vosa, boa parte do Cen­tro-Sul terá um verão de chu­vas irreg­u­lares, com meses de seca alter­nan­do-se com perío­dos chu­vosos. No Cen­tro-Norte, a região do Matopi­ba (Maran­hão, Tocan­tins, Piauí e Bahia) tam­bém sofr­erá momen­tos de fal­ta de chu­va no verão.

As pre­visões foram divul­gadas pelo Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), que apre­sen­tou, pela primeira vez, a tendên­cia de chu­vas e de tem­per­at­uras para os próx­i­mos seis meses em todo o país. Até ago­ra, o órgão forne­cia ape­nas a pre­visão climáti­ca para cada trimestre.

Foram apre­sen­tadas as pro­jeções climáti­cas entre novem­bro e abril. As esti­ma­ti­vas serão atu­al­izadas men­salmente e seguirão uma média móv­el semes­tral. No próx­i­mo mês, serão divul­gadas as pre­visões entre dezem­bro e maio. Em janeiro, as esti­ma­ti­vas irão até jun­ho.

Chuva

Segun­do o Inmet, novem­bro tem se car­ac­ter­i­za­do por mui­ta chu­va no Cen­tro-Norte e chu­vas abaixo da média para a Região Sul. As pro­jeções apon­tam a manutenção desse padrão até o fim do mês. Em dezem­bro, a pre­visão indi­ca chu­va entre 10 milímet­ros e 50 milímet­ros abaixo da média no Rio Grande do Sul, oeste de San­ta Cata­ri­na, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Ama­zonas e no Matopi­ba. Nas demais áreas, as chu­vas dev­erão ficar próx­i­mas ou ligeira­mente aci­ma da média.

Em janeiro, o Inmet pre­vê chu­vas abaixo da média em Goiás, em Minas Gerais, no Dis­tri­to Fed­er­al, no Espíri­to San­to, cen­tro do Mato Grosso do Sul, sul e leste de Tocan­tins, sul do Piauí e na Bahia (exce­to no leste do Esta­do). O Sul poderá ter chu­vas ligeira­mente aci­ma da média, assim como o esta­do de São Paulo e a faixa norte do Brasil.

Para fevereiro, o mod­e­lo indi­ca chu­vas irreg­u­lares em prati­ca­mente toda a faixa cen­tral e a Região Sul. Deter­mi­nadas áreas do Rio Grande do Sul e de San­ta Cata­ri­na dev­erão ter chu­vas abaixo da média.

Em março e abril, as chu­vas dev­erão con­tin­uar abaixo da média no Sul. Tam­bém deve chover menos que o esper­a­do no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Out­ras áreas, no entan­to, poderão ter chu­va aci­ma da média, como Ama­zonas, Roraima, Pará, Piauí e cen­tro e sul do Ceará. Tam­bém há tendên­cia de chu­va maior que o nor­mal no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, onde se con­cen­tram reser­vatórios impor­tantes para o setor elétri­co.

Temperatura

Em relação à tem­per­atu­ra média para os próx­i­mos seis meses, o Inmet esti­ma que a área cen­tral do Brasil ficará até 1°C aci­ma da média entre dezem­bro e fevereiro. No Sul, as tem­per­at­uras dev­erão per­manecer próx­i­mas da média no mes­mo perío­do.

Em março e abril, há tendên­cia de tem­per­at­uras de nor­mal a aci­ma da média para prati­ca­mente todo o Sul, o que reduz as pre­visões de gea­da no iní­cio do out­ono.

Segun­do o Inmet, o novo mod­e­lo de divul­gação, basea­do no com­por­ta­men­to da atmos­fera e nos dados de mais de 750 estações mete­o­rológ­i­cas automáti­cas e con­ven­cionais, facili­ta a toma­da de decisões pelo pro­du­tor rur­al, define o plane­ja­men­to da ger­ação de ener­gia hídri­ca e aju­da a esti­mar a via­bil­i­dade do trans­porte flu­vial nas prin­ci­pais bacias hidro­grá­fi­cas do país.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d