...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Bahia tem 220 mil pessoas afetadas pelas fortes chuvas

Bahia tem 220 mil pessoas afetadas pelas fortes chuvas

Repro­dução: © Isac Nóbrega/PR

Número de mortes chegou a dez


Pub­li­ca­do em 13/12/2021 — 15:31 Por Agên­cia Brasil — Brasília

As chu­vas fortes que atingem a Bahia já deixaram pelo menos 10 mor­tos no esta­do. Segun­do o últi­mo bal­anço divul­ga­do pela Defe­sa Civ­il estad­ual no iní­cio da tarde des­ta nes­ta segun­da-feira (13), nas regiões mais afe­tadas cer­ca de 15.199 pes­soas estão desa­lo­jadas e 6.371 desabri­gadas. A pop­u­lação atingi­da chega a mais de 220 mil pes­soas.

Os tem­po­rais na últi­ma sem­ana fiz­er­am rios trans­bor­darem, casas foram inun­dadas, e com estradas e pontes destruí­das algu­mas cidades estão ilhadas e inco­mu­nicáveis. O gov­er­nador da Bahia, Rui Cos­ta, declar­ou situ­ação de emergên­cia em pelo menos 51 municí­pios. Já o gov­er­no fed­er­al recon­heceu até ago­ra o esta­do de emergên­cia em 24 municí­pios baianos.

De acor­do com o Cor­po de Bombeiros, os municí­pios mais afe­ta­dos no extremo sul são: Eunápo­lis, Guaratin­ga, Ita­bela, Itan­hém, Mucuri, Por­to Seguro, San­ta Cruz Cabrália, Teix­eira de Fre­itas e Vere­da, além de Jucu­ruçú, Medeiros Neto, Pra­do, Ita­ma­ra­ju, ess­es qua­tro últi­mos tam­bém con­cen­tram jun­tos o maior número de desabri­ga­dos 3.956. No sul do esta­do foram atingi­das as cidades de Mas­cote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Bel­monte.

Emb­o­ra a chu­va ten­ha dimin­uí­do sig­ni­fica­ti­va­mente e em muitas local­i­dades as águas este­jam baixan­do, a força-tare­fa mobi­liza­da pelo gov­er­no do esta­do para atendi­men­to à pop­u­lação no extremo sul com equipes do Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar da Bahia, Gru­pa­men­to Aéreo da Polí­cia Mil­i­tar e a Defe­sa Civ­il do esta­do seguem atuan­do.

Mais de 1,5 mil ces­tas bási­cas, além de roupas, água e itens de uso pes­soal já foram dis­tribuí­dos pelos gru­pa­men­tos de bombeiros mil­itares das cidades de Por­to Seguro e Eunápo­lis. Os dona­tivos foram recol­hi­dos pela pop­u­lação e entregues com aju­da dos agentes.

Recuperação

A par­tir de hoje, o gov­er­no da Bahia ini­cia o plane­ja­men­to para recu­per­ação das cidades afe­tadas. “Vamos ini­ciar a recu­per­ação e recon­strução de muitas casas que foram per­di­das. Vamos ini­ciar essa recon­strução em um local mais ade­qua­do, mais alto, fora do alcance das águas dos rios. Nes­ta segun­da, vamos faz­er uma grande reunião com as sec­re­tarias e prefeitos para decidir novas ações”, disse o gov­er­nador Rui Cos­ta.

Ontem (12), o pres­i­dente Jair Bol­sonaro sobrevoou as regiões afe­tadas acom­pan­hado pelos min­istros da Cidada­nia, João Roma; do Desen­volvi­men­to Region­al, Rogério Mar­in­ho; do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional, gen­er­al Augus­to Heleno; e da Saúde, Marce­lo Queiroga.

Ao todo, o Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al  anun­ciou a lib­er­ação de R$ 5,8 mil­hões para os municí­pios de Eunápo­lis, Ita­ma­ra­ju, Jucu­ruçu, Ibicuí, Ruy Bar­bosa, Mar­a­gogipe e Itaber­a­ba.

O gov­er­no fed­er­al tam­bém autor­i­zou o emprego de tropas do Exérci­to no res­gate e realo­cação de pes­soas desabri­gadas pelas enchentes e inun­dações. Uma por­taria do Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al, com a lib­er­ação de R$ 1,2 mil­hão para emprego nas ações de emergên­cia em Eunápo­lis já está pub­li­ca­da na edição de hoje do Diário Ofi­cial da União .

Segun­do o min­istério, a expec­ta­ti­va é que as demais lib­er­ações saiam ain­da hoje em edição extra do Diário Ofi­cial da União.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d