...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Petrópolis tem 38 óbitos e expectativa de mais chuva ao longo do dia

Petrópolis tem 38 óbitos e expectativa de mais chuva ao longo do dia

Repro­dução: © RICARDO MORAES

Vinte e cinco escolas estão abertas para receber desabrigados


Pub­li­ca­do em 16/02/2022 — 09:24 Por Vitor Abdala – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O número de mortes provo­cadas pela chu­va em Petrópo­lis, na região ser­rana do Rio de Janeiro, subiu para 38, segun­do a Defe­sa Civ­il munic­i­pal. O tem­po­ral que atingiu a cidade ontem (15) provo­cou desliza­men­tos de ter­ra em vários mor­ros e alaga­men­tos com fortes cor­rentezas nas ruas.

Mais de 300 pes­soas tiver­am que sair de suas casas. Vinte e cin­co esco­las estão aber­tas para rece­ber desabri­ga­dos. A prefeitu­ra decre­tou esta­do de calami­dade públi­ca e luto ofi­cial de três dias.

Os bombeiros estão atuan­do em mais de 40 pon­tos da cidade, em ações de res­gate e sal­va­men­to. O gov­er­nador flu­mi­nense, Cláu­dio Cas­tro, afir­mou que pelo menos 16 pes­soas foram res­gatadas com vida.

A cidade está em aler­ta máx­i­mo e fun­ciona em está­gio opera­cional de crise. Petrópo­lis deve esper­ar mais pan­cadas de chu­va hoje (16), segun­do pre­visão do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet).

Por meio de nota, o prefeito Rubens Bomtem­po disse que o número de víti­mas pode ser maior. “Vive­mos um momen­to de grande tris­teza com o número de víti­mas fatais que ain­da pode aumen­tar e a quan­ti­dade de ocor­rên­cias que impactam dras­ti­ca­mente a nos­sa cidade. Uni­mos todos os nos­sos esforços e con­ta­mos com o suporte do Esta­do para o atendi­men­to ágil às víti­mas e recu­per­ação da cidade”.

Entre as local­i­dades em que hou­ve reg­istros de maior gravi­dade estão a 24 de Maio, Mor­ro da Ofic­i­na, Cax­am­bu, Sar­gen­to Boen­ing, Moin­ho Pre­to, Rua Uruguai, Rua Wash­ing­ton Luiz, Coro­nel Veiga, Vila Mil­i­tar, Vila Felipe, Aveni­da Por­tu­gal e Rua Hon­o­ra­to Pereira.

Pelo Twit­ter, o min­istro do desen­volvi­men­to region­al, Rogério Mar­in­ho, prestou sol­i­dariedade às famílias afe­tadas. Segun­do ele, o pres­i­dente irá para Petrópo­lis na sex­ta-feira (18).

“Nos­so secretário de defe­sa civ­il está se deslo­can­do para o local hoje. Ontem fui con­tac­ta­do pelo pres­i­dente Jair Bol­sonaro da Rús­sia, que deter­mi­nou mobi­liza­ção de todos para aju­dar. Sex­ta ele estará conosco no local”, diz o tuíte pub­li­ca­do na man­hã de hoje.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d