...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Inep divulga nota de corte para provas do Revalida

Inep divulga nota de corte para provas do Revalida

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Exame será neste domingo


Pub­li­ca­do em 04/03/2022 — 20:53 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Par­tic­i­pantes do Exame Nacional de Reval­i­dação de Diplo­mas Médi­cos Expe­di­dos por Insti­tu­ição de Edu­cação Supe­ri­or Estrangeira (Reval­i­da) 2022/1 pre­cisam tirar, no mín­i­mo, 99,6 pon­tos de 150, o que cor­re­sponde a 66% da nota máx­i­ma para serem aprova­dos na primeira eta­pa do exame. A pro­va será neste domin­go (6).

O resul­ta­do deve ser equiv­a­lente à soma dos pon­tos nas provas obje­ti­va e dis­cur­si­va, sem a pos­si­bil­i­dade de per­centu­al ou arredonda­men­to. A nota de corte foi divul­ga­da nes­ta sex­ta-feira (4) pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Nota de corte

Segun­do o Inep, o esta­b­elec­i­men­to da nota de corte se ref­ere ao proces­so pelo qual uma nota é deter­mi­na­da para a aprovação dos exam­i­na­dos. No caso do Reval­i­da, essa nota é esta­b­ele­ci­da por meio do méto­do Angoff Mod­i­fi­ca­do, que con­siste no jul­ga­men­to do nív­el de difi­cul­dade dos itens que com­põem a pro­va por um grupo de espe­cial­is­tas, neste caso, pro­fes­sores de cur­sos de Med­i­c­i­na inte­grantes da Comis­são de Avali­ação de Itens (CAI).

As notas de corte difer­entes são ado­tadas a cada edição, de for­ma que cada uma cor­re­sponde a seu respec­ti­vo nív­el de difi­cul­dade. Assim, edições mais fáceis têm notas de corte mais altas e edições mais difí­ceis pos­suem notas de corte mais baixas, sendo que todas as edições con­sid­er­am o que seria o con­hec­i­men­to mín­i­mo de médi­co min­i­ma­mente apto a atu­ar no Brasil.

Nas últi­mas três edições do Reval­i­da, as notas de corte da primeira eta­pa tam­bém tiver­am vari­ação. Na edição de 2017, essa pon­tu­ação cor­re­spon­dia a 57% (85 pon­tos) da nota máx­i­ma — 150. Em 2020 e 2021, o per­centu­al var­i­ou entre 61% e 60%, o que equiv­ale a 92 e 90 pon­tos, respec­ti­va­mente.

Primeira etapa

A primeira eta­pa do Reval­i­da é for­ma­da por provas obje­ti­va e dis­cur­si­va, apli­cadas no mes­mo dia, em dois turnos — matuti­no e ves­per­ti­no, respec­ti­va­mente. Pela man­hã, os médi­cos terão até cin­co horas para resolverem 100 questões de múlti­pla escol­ha e, à tarde, até qua­tro horas para respon­der cin­co questões dis­cur­si­vas. O par­tic­i­pante com recur­so de tem­po adi­cional terá uma hora a mais para finalizar as provas, em cada turno.

Os con­hec­i­men­tos cobra­dos nes­ta eta­pa do exame são ref­er­entes aos atendi­men­tos no con­tex­to de atenção primária, ambu­la­to­r­i­al, hos­pi­ta­lar, de urgên­cia, de emergên­cia e comu­nitária.

Exame

Os portões dos locais de apli­cação do Reval­i­da 2022/1 serão aber­tos às 7h (horário de Brasília) e fecha­dos às 7h45, para o primeiro turno. O iní­cio das provas será às 8h em todas as cidades de apli­cação: Brasília, Cam­po Grande (MS), Curiti­ba (PR), Por­to Ale­gre (RS), Recife (PE), Rio Bran­co (AC), Sal­vador (BA) e São Paulo (SP). O primeiro turno ter­mi­na às 13h. No perío­do da tarde, os portões serão aber­tos às 14h30 e fecha­dos às 15h15. A apli­cação da pro­va dis­cur­si­va ocor­rerá das 15h30 às 19h30.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d