...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Caixa anuncia linha de crédito para pessoas com deficiência

Caixa anuncia linha de crédito para pessoas com deficiência

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Financiamento de órteses e próteses poderá ser pago em até 60 meses


Pub­li­ca­do em 03/04/2023 — 23:22 Por Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A par­tir das próx­i­mas sem­anas, as pes­soas com defi­ciên­cia poderão finan­ciar cadeiras de rodas, próte­ses, apar­el­hos audi­tivos, entre out­ros equipa­men­tos, com recur­sos da Caixa Econômi­ca Fed­er­al. A pres­i­den­ta da insti­tu­ição, Rita Ser­ra­no, anun­ciou, nes­ta segun­da-feira (3), o lança­men­to de uma lin­ha de crédi­to para esse públi­co.

O anún­cio ocor­reu na posse dos novos inte­grantes do Con­sel­ho Nacional dos Dire­itos da Pes­soa com Defi­ciên­cia (Conade). Segun­do Rita Ser­ra­no, a lin­ha dev­erá ser lança­da ain­da este mês e emprestará de R$ 5 mil a R$ 30 mil para a com­pra, a manutenção e o reparo de pro­du­tos e serviços de tec­nolo­gia assis­ti­va.

Os inter­es­sa­dos poderão pedir o crédi­to dire­ta­mente nas agên­cias da Caixa. As parce­las poderão ser pagas em até 60 meses (cin­co anos).

Coor­de­na­da pelo Min­istério de Dire­itos Humanos e da Cidada­nia, a lin­ha de crédi­to terá juros mais baratos que os de mer­ca­do, com sub­sí­dio do gov­er­no fed­er­al. As taxas serão 6% ao ano para quem gan­ha até cin­co salários mín­i­mos e 7,5% ao ano para quem gan­ha de cin­co a dez salários mín­i­mos.

Além dos equipa­men­tos tradi­cionais para pes­soas com defi­ciên­cia, como cadeira de rodas, apar­el­hos audi­tivos, próte­ses, a lin­ha de crédi­to pode finan­ciar a adap­tação de imóveis e de veícu­los para pes­soas com defi­ciên­cia. Os mutuários tam­bém poderão finan­ciar a manutenção, a revisão e o reparo de pro­du­tos e recur­sos de tec­nolo­gia assis­ti­va.

Cerimônia de posse

Com­pos­to por 18 rep­re­sen­tantes do gov­er­no e 18 da sociedade civ­il, o Conade teve novos mem­bros empos­sa­dos nes­ta segun­da. Entre os inte­grantes do gov­er­no, tomaram posse tit­u­lares e suplentes de 11 min­istérios. Tam­bém tomou posse um suplente da Fed­er­ação Nacional das Asso­ci­ações de Pais e Ami­gos dos Excep­cionais (Apaes), como rep­re­sen­tante da sociedade.

Durante a solenidade, o min­istro dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia, Sil­vio Almei­da, assi­nou um Acor­do de Coop­er­ação Téc­ni­ca (ACT) com a Esco­la Nacional de Saúde Públi­ca da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), para ampli­ar o aces­so aos dire­itos uni­ver­sais da saúde pelas pes­soas com defi­ciên­cia. O min­istro tam­bém anun­ciou a retoma­da do Pro­gra­ma Reviv­er sem Lim­ite, que inte­gra ações em edu­cação, saúde, cidada­nia e aces­si­bil­i­dade, e a cri­ação de um grupo de tra­bal­ho sobre avali­ação biop­si­cos­so­cial da defi­ciên­cia.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d