...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Escritor Mia Couto abre série internacional do Clube da Leitura 2023

Escritor Mia Couto abre série internacional do Clube da Leitura 2023

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Dedicado a autores lusófonos, evento começa às 17h30 desta quarta


Pub­li­ca­do em 12/04/2023 — 06:23 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O escritor moçam­bi­cano Mia Couto, pre­mi­a­do mundial­mente, inau­gu­ra nes­ta quar­ta-feira (12), às 17h30, a série inter­na­cional do Clube de Leitu­ra 2023 do Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ), ded­i­ca­da a autores lusó­fonos. Em razão da procu­ra pelo públi­co, o even­to será real­iza­do no Teatro 1 do CCBB RJ, e não na Bib­liote­ca, que fun­ciona no 5º andar do pré­dio. Haverá um telão, insta­l­a­do no saguão de entra­da do equipa­men­to, para quem não con­seguir entrar. Os ingres­sos gra­tu­itos podem ser reti­ra­dos a par­tir das 9h de hoje na bil­hete­ria do CCBB ou no site da insti­tu­ição.

O even­to será grava­do e, na sem­ana seguinte, ficará à dis­posição dos inter­es­sa­dos na pági­na do Ban­co do Brasil no YouTube. A infor­mação foi dada pela curado­ra e apre­sen­ta­do­ra do Clube, Suzana Var­gas. “Ele vai além Brasil. As fron­teiras se rompem”, disse.

Universalidade

“Quan­do pen­sei em chamar o Mia é porque ele é um autor pop­u­lar, que tem lig­ação muito forte com o Brasil. A lit­er­atu­ra dele tem uma uni­ver­sal­i­dade grande. É, hoje, um dos grandes nomes da lit­er­atu­ra da África e está tão traduzi­do no mun­do todo que é uni­ver­sal. Aqui, no Brasil, é muito pub­li­ca­do e queri­do”, afir­mou Suzana. Mia Couto é tam­bém ativista de causas soci­ais e ambi­en­tais.

No CCBB-RJ, ele vai ler e comen­tar tre­chos de sua obra Antes de nascer o mun­do, com o qual gan­hou o Prêmio Camões 2013 como autor do ano. O livro foi escol­hi­do pelo públi­co no Twit­ter do CCBB-RJ, entre out­ras duas obras do autor — Cada homem é uma raça e Estórias aben­son­hadas. “O públi­co soube escol­her”, desta­cou a curado­ra. A con­vi­da­da vir­tu­al do even­to é a escrito­ra Stel­la Maris Rezende, que fará per­gun­tas a Mia Couto por um telão. O autor foi trazi­do pelo Clube, para par­tic­i­par com exclu­sivi­dade do encon­tro.

Séries

A série inter­na­cional do Clube da Leitu­ra se esten­derá até o fim do ano, reunin­do qua­tro con­vi­da­dos. Além de Mia Couto, estão pre­vis­tas as par­tic­i­pações de José Eduar­do Agualusa, em jul­ho; Gonça­lo Tavares, em out­ubro; e uma escrito­ra cujo nome ain­da está sendo definido, em dezem­bro.

Inter­ca­lan­do com os escritores lusó­fonos, o CCBB-RJ trará grandes nomes da lit­er­atu­ra brasileira, envol­ven­do poe­sia e prosa, como Mil­ton Hatoum; Gregório Duvivi­er; Con­ceição Evaris­to; o poeta Eli­akin Rufi­no, de Goiás; a escrito­ra Cida Pedrosa, de Per­nam­bu­co, entre out­ros. “A gente faz um pas­seio pelo Brasil em ter­mos literários. É isso que pre­tendemos na série nacional, além de traz­er os autores clás­si­cos con­tem­porâ­neos, como Rad­u­an Nas­sar”.

O primeiro encon­tro nacional do Clube este ano foi real­iza­do no dia 8 de março, com hom­e­nagem à escrito­ra Nél­i­da Piñon, que mor­reu em 17 de dezem­bro de 2022, em Lis­boa, Por­tu­gal.

Este é o ter­ceiro ano do pro­je­to Clube da Leitu­ra do CCBB-RJ e a primeira vez que são trazi­dos escritores de fora do Brasil. Suzana Var­gas adiantou que a ideia, no futuro, é faz­er um pas­seio pela lit­er­atu­ra pan-amer­i­cana e mundi­al. “Autores do mun­do que tam­bém pos­sam com­pare­cer”.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d