...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Justiça / Supremo tem cinco votos para tornar réus envolvidos em atos golpistas

Supremo tem cinco votos para tornar réus envolvidos em atos golpistas

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Votação é eletrônica e segue até as 23h59 de segunda-feira (24)


Pub­li­ca­do em 19/04/2023 — 21:47 Por André Richter – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro Gilmar Mendes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), votou nes­ta quar­ta-feira (19) a favor do rece­bi­men­to das denún­cias con­tra 100 envolvi­dos nos atos golpis­tas de 8 de janeiro. Na ocasião, vân­da­los depredaram as sedes do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), o Con­gres­so e o Palá­cio do Planal­to.

Até o momen­to, além de Mendes, o rela­tor, min­istro Alexan­dre de Moraes, e os min­istros Dias Tof­foli, Edson Fachin e Cár­men Lúcia votaram a favor do rece­bi­men­to das denún­cias e para tornar os acu­sa­dos réus no proces­so.

A votação vir­tu­al sobre o rece­bi­men­to das denún­cias feitas pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) con­tra os acu­sa­dos começou à meia-noite de ontem (18) e vai até as 23h59 da segun­da-feira (24). Na modal­i­dade vir­tu­al, os min­istros deposi­tam os votos de for­ma eletrôni­ca e não há delib­er­ação pres­en­cial.

Se a maio­r­ia aceitar as denún­cias, os acu­sa­dos pas­sam a respon­der a uma ação penal e se tor­nam réus no proces­so. Em segui­da, Moraes dev­erá anal­is­ar a manutenção da prisão dos acu­sa­dos que ain­da per­manecem deti­dos.

Presos

Con­forme lev­an­ta­men­to do STF, das 1,4 mil pes­soas que foram pre­sas no dia dos ataques, 294 (86 mul­heres e 208 home­ns) per­manecem no sis­tema pen­i­ten­ciário do Dis­tri­to Fed­er­al. Os demais foram soltos por não rep­re­sentarem mais riscos à sociedade e às inves­ti­gações.

Edição: Heloisa Cristal­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d