...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Fundação Palmares recebe fundador do Museu da Herança Pan-Africana

Fundação Palmares recebe fundador do Museu da Herança Pan-Africana

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil

Meta é mostrar contribuição dos escravos na construção da civilização


Pub­li­ca­do em 09/05/2023 — 22:34 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pro­je­to do Museu da Her­ança Pan-africana no Mun­do (Pan African Her­itage World Muse­um) foi apre­sen­ta­do nes­ta terça-feira (9) pelo fun­dador e pres­i­dente da enti­dade, o pro­fes­sor ganês Kojo Yankah. A apre­sen­tação ocor­reu na bib­liote­ca da Fun­dação Cul­tur­al Pal­mares, em Brasília, e con­tou com a par­tic­i­pação do pres­i­dente da enti­dade. O museu está em con­strução na cidade de Acra, em Gana, com inau­gu­ração físi­ca está pre­vista para 2025.

ver­são online do museu já está disponív­el para nave­g­ação dos usuários. O inter­nau­ta pode faz­er um tour dig­i­tal e aces­sar infor­mações em diver­sos idiomas, inclu­sive em por­tuguês. Des­de 2010, o pro­je­to reúne mate­r­i­al forneci­do por diver­sos país­es e orga­ni­za­ções. O con­teú­do está rela­ciona­do aos reg­istros da pre­sença de negros no mun­do, com destaque às con­tribuições dos escrav­iza­dos na con­strução das civ­i­liza­ções, sobre­tu­do nas Améri­c­as.

A estru­tu­ra plane­ja­da do museu con­tará com uma bib­liote­ca pan-africana e out­ra infan­til; o Palá­cio dos Reinos Africanos (15 ances­trais e 15 atu­ais); o Par­que Pan-Africano de Heróis e Heroí­nas; além de uma área des­ti­na­da a plan­tas med­i­c­i­nais do con­ti­nente, chalés, sala de con­fer­ên­cias, praça de ali­men­tação de culinária africana; um cen­tro de ino­vação e um hall da fama. Nes­sa seção está pre­vista a rep­re­sen­tação do afro-brasileiro Zumbi dos Pal­mares.

Brasília (DF) 09/05/2023 - O presidente da fundação Palmares, João Jorge acompanhado da embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia participam do lançamento do Museu da Herança Pan-africana no Mundo (Pan African Heritage World Museum).Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília (DF) 09/05/2023 — O pres­i­dente da fun­dação Pal­mares, João Jorge acom­pan­hado da embaix­ado­ra de Gana no Brasil, Abena Busia par­tic­i­pam do lança­men­to do Museu da Her­ança Pan-africana no Mun­do (Pan African Her­itage World Muse­um). Foto: Wil­son Dias/Agência Brasil

O pro­fes­sor Yankah lamen­tou que nações africanas ten­ham se divi­di­do no decor­rer dos sécu­los por influên­cia de col­o­nizadores europeus e que, por isso, muitas tri­bos ten­ham luta­do umas con­tra as out­ras. Para ele, o novo espaço terá a função de super­ar as difer­enças e sep­a­rações e será um local de pere­gri­nação. “Nos­so lema é curar, edu­car e inspi­rar”.

Yankah apon­tou para o poten­cial de con­tribuição ao museu dos brasileiros da diás­po­ra africana, que poderão agre­gar infor­mações ao museu.

Representantes

Qua­tro rep­re­sen­tantes da orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal Friends of Con­go (Ami­gos do Con­go) estiver­am pre­sentes ao encon­tro des­ta terça-feira. Eles defend­er­am que o país africano foi o que influ­en­ciou na con­strução das civ­i­liza­ções atu­ais em todo o mun­do.

O even­to con­tou, ain­da, com a pre­sença da embaix­ado­ra de Gana no Brasil, Abena Busia, e com rep­re­sen­tantes de religiões de matriz africana.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d