...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Violações sexuais contra crianças crescem quase 70% no Brasil

Violações sexuais contra crianças crescem quase 70% no Brasil

Repro­dução: © Elza Fiuza/Arquivo Agên­cia Brasil

Dados são relativos aos quatro primeiros meses deste ano


Pub­li­ca­do em 17/05/2023 — 14:27 Por Beat­riz Albu­querque – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Sinais sutis como agres­sivi­dade, fal­ta de apetite e iso­la­men­to social podem denun­ciar que algo erra­do está ocor­ren­do na vida de uma cri­ança ou ado­les­cente. É o que afir­ma a ped­a­goga e dire­to­ra de uma esco­la em Brasília, Car­ol Cian­ni.

O abu­so sex­u­al é uma das causas de com­por­ta­men­tos assim e o cresci­men­to desse tipo de crime no Brasil assus­ta. Só nos qua­tro primeiros meses deste ano, 17,5 mil vio­lações sex­u­ais con­tra cri­anças ou ado­les­centes foram reg­istradas pelo Disque 100. Os dados são do Min­istério dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia e apon­tam um aumen­to de quase 70% em relação ao mes­mo perío­do de 2022.

Nos qua­tro primeiros meses de 2023, foram reg­istradas, ao todo, 69,3 mil denún­cias e 397 mil vio­lações de dire­itos humanos de cri­anças e ado­les­centes, das quais 9,5 mil denún­cias e 17,5 mil vio­lações envolvem vio­lên­cias sex­u­ais físi­cas – abu­so, estupro e explo­ração sex­u­al – e psíquicas.

A casa da víti­ma, do sus­peito ou de famil­iares está entre os piores cenários, com quase 14 mil vio­lações. Ain­da nos qua­tro primeiros meses do ano, foram reg­istradas 763 denún­cias e 1,4 mil vio­lações sex­u­ais ocor­ri­das na inter­net. Em todo o ambi­ente vir­tu­al, hou­ve reg­istros de explo­ração sex­u­al, com 316 denún­cias e 319 vio­lações; estupro, com 375 denún­cias e 378 vio­lações; abu­so sex­u­al físi­co, com 73 denún­cias e 74 vio­lações; e vio­lên­cia sex­u­al psíquica, com 480 denún­cias e 631 vio­lações.

Os dados foram con­sol­i­da­dos pelo Min­istério dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia (MDHC) por ocasião do Dia Nacional de Enfrenta­men­to ao Abu­so e à Explo­ração Sex­u­al de Cri­anças e Ado­les­centes, lem­bra­do nes­ta quin­ta-feira (18).

Como iden­ti­ficar que uma cri­ança ou ado­les­cente está sofren­do algum tipo de vio­lên­cia sex­u­al? Mais impor­tante que isso é saber ori­en­tar os jovens sobre como se defend­er desse tipo de situ­ação.

Prevenção

Car­ol Cian­ni desta­ca que a família e a esco­la têm papel fun­da­men­tal na pre­venção. Para ela, levar o tema para a sala de aula de for­ma leve e asserti­va, expli­can­do que o cor­po é algo ínti­mo e sagra­do, aju­da no entendi­men­to dos alunos. Ela diz, tam­bém, que a esco­la pre­cisa ficar aten­ta a qual­quer mudança no com­por­ta­men­to dos alunos para inter­vir de for­ma ráp­i­da.

“Na esco­la, os pro­fes­sores obser­vam tudo: como a cri­ança brin­ca, como ela se ali­men­ta, como ela dei­ta para relaxar na hora do des­can­so e como se rela­ciona com os cole­gas. Então, temos uma obser­vação aten­ta a todos os detal­h­es do com­por­ta­men­to da cri­ança para que a gente pos­sa ajudá-la. Isso porque os pedi­dos de socor­ro dos pequenos vêm de for­ma muito sutil”, expli­ca.

Alerta

Já a psicólo­ga Car­o­line Bril­hante afir­ma que a maior parte dos abu­sos con­tra cri­anças e ado­les­centes é prat­i­ca­da por pes­soas próx­i­mas da víti­ma e em ambi­entes con­heci­dos da família. Por isso, é impor­tante estar sem­pre aler­ta.

Ela frisa que mon­i­torar e restringir o aces­so à inter­net pode evi­tar que a cri­ança se expon­ha a situ­ações de risco.

“Uma das for­mas de pre­venir é restringir o tem­po de tela da cri­ança [na inter­net] e até mes­mo do ado­les­cente. Implan­tar fil­tros no aces­so a con­teú­dos que este­jam fora da faixa etária. Ter atenção ao com­por­ta­men­to da cri­ança ou jovem em relação a sexo porque o inter­esse súbito sobre o assun­to pode indicar algum prob­le­ma”, salien­ta.

As denún­cias de qual­quer abu­so sex­u­al ou out­ro crime con­tra os dire­itos humanos podem ser feitas — de for­ma anôn­i­ma e gra­tui­ta — pelo Disque 100.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d