...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Bombeiros encontram mais três soterrados em Santa Maria de Itabira

Bombeiros encontram mais três soterrados em Santa Maria de Itabira

20210221092859822084o

© Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar de Minas Gerais (Repro­dução)

Fortes chuvas na cidade provocaram deslizamentos de terra


Pub­li­ca­do em 22/02/2021 — 10:52 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Bombeiros de Minas Gerais localizaram, esta madru­ga­da, os cor­pos de mais três pes­soas soter­radas sob casas atingi­das por desliza­men­tos de ter­ra cau­sa­dos pelas fortes chu­vas que atin­gi­ram a cidade de San­ta Maria de Itabi­ra, na região cen­tral do esta­do, a cer­ca de 150 quilômet­ros de Belo Hor­i­zonte.

As iden­ti­dades das víti­mas não foram divul­gadas por órgãos ofi­ci­ais, mas, segun­do a impren­sa local, tra­ta-se de um homem e de duas fil­has dele, cujas idades tam­bém não foram con­fir­madas.

Os efeitos das chu­vas já causaram cin­co mortes na cidade. Equipes do Cor­po de Bombeiros ten­tam localizar uma cri­ança de 5 anos, desa­pare­ci­da des­de ontem (21). De acor­do com o rela­to de par­entes do garo­to, ele esta­va em casa, com o restante da família, quan­do um bar­ran­co atingiu o imóv­el.

As chu­vas do últi­mo fim de sem­ana tam­bém causaram danos que a prefeitu­ra e o gov­er­no estad­ual ain­da estão con­tabi­lizan­do. Segun­do a secretária munic­i­pal de Assistên­cia Social, Már­cia Apare­ci­da Lage, o fornec­i­men­to de água e de ener­gia elétri­ca foi afe­ta­do, pontes estão inter­di­tadas e os aces­sos a ao menos uma comu­nidade quilom­bo­la foi blo­quea­do.

Ain­da de acor­do com a secretária, com a maior esco­la da cidade ala­ga­da, abri­gos tiver­am que ser impro­visa­dos em duas igre­jas e em um out­ro colé­gio. A sec­re­taria e a Defe­sa Civ­il munic­i­pal ain­da estão con­tabi­lizan­do o número de desabri­ga­dos e desa­lo­ja­dos.

“Ao lon­go dos anos, nun­ca pre­cisamos abri­gar tan­ta gente como dessa vez. O últi­mo episó­dio de uma chu­va tão forte ocor­reu em 1979, mas em pro­porções bem menores”, disse Már­cia à Agên­cia Brasil. Segun­do ela, a chu­va parou durante a noite, per­mitin­do que o nív­el do Rio Girau, que cor­ta o municí­pio, baix­as­se.

Governador

O gov­er­nador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na cidade neste domin­go. Ele acom­pan­hou o tra­bal­ho da Defe­sa Civ­il e do Cor­po de Bombeiros. Após con­ver­sar com moradores e autori­dades munic­i­pais, Zema garan­tiu aju­da para a cidade e assistên­cia às pes­soas dire­ta­mente afe­tadas.

“Já con­ver­samos com o prefeito e dare­mos total apoio a ele. A Defe­sa Civ­il já está envian­do mate­r­i­al de limpeza e aju­da para aque­les que foram atingi­dos. E a prefeitu­ra com certeza deve estar dec­re­tan­do situ­ação de calami­dade públi­ca e isso vai per­mi­tir que o gov­er­no fed­er­al envie aju­da para que ela recu­pere toda a infraestru­tu­ra munic­i­pal que foi afe­ta­da, ruas, pavi­men­tação, pontes”, disse o gov­er­nador.

“Con­ver­san­do com o prefeito, ele me disse que a últi­ma situ­ação semel­hante acon­te­ceu há 42 anos. Então, real­mente é algo que não é comum aqui na cidade, um vol­ume de chu­vas tão inten­so em tão cur­to inter­va­lo de tem­po”, disse Zema.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d