...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Concerto com Alaíde Costa abre nova temporada do Projeto Pixinguinha

Concerto com Alaíde Costa abre nova temporada do Projeto Pixinguinha

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional acompanha cantora em Brasília

Gilber­to Cos­ta – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 31/10/2024 — 07:28
Brasília
Brasília (DF) 30/10/2024 - Circuito Pixinguinha: Alaíde Costa e OSTNCS em apresentação única na capital do país Baner OSTNCS/Divulgação
Repro­dução: © Baner OSTNCS/Divulgação

A can­to­ra e com­pos­i­to­ra Alaíde Cos­ta está em Brasília para abrir a nova tem­po­ra­da do Pro­je­to Pixin­guin­ha, em um con­cer­to nes­ta quin­ta-feira (31) com a Orques­tra Sin­fôni­ca do Teatro Nacional Cláu­dio San­toro, que em 2024 comem­o­ra 45 anos de ativi­dades.

Aos 88 anos, Alaíde Cos­ta é uma das can­toras mais atu­antes no país. Este ano lançou dis­co novo e se apre­sen­tou em Brasília, no Fes­ti­val Latinidades. Há cer­ca de um ano, em show no Carnegie Hall, em Nova York, foi rece­bi­da como “len­da da Bossa Nova” e ova­ciona­da pela plateia.

Em entre­vista à Agên­cia Brasil, Alaíde mostrou-se ani­ma­da por par­tic­i­par de um con­cer­to com orques­tra sin­fôni­ca. “É sen­sa­cional. Eu diria que é como uma cama boa para a gente deitar. É uma coisa [de] que eu sin­to mui­ta fal­ta. Quan­do eu come­cei a can­tar, havia várias orques­tras. Aos poucos, foram sumin­do.”

Alaíde par­ticipou da primeira edição do Pro­je­to Pixin­guin­ha, em 1977, uma ini­cia­ti­va do poeta e com­pos­i­tor Her­mínio Belo de Car­val­ho, que diri­gia a Fun­dação Nacional de Artes (Funarte). Na época, a can­to­ra e com­pos­i­to­ra per­cor­reu o país na com­pan­hia do flautista e clar­inetista Copin­ha (1910–1984) e com os vio­lonistas Turíbio San­tos, hoje com 81 anos, e o jovem Rafael Rabel­lo (1962–1995).

O mae­stro Joaquim França Ramos, con­vi­da­do para reger o con­cer­to, tam­bém tem memória afe­ti­va do Pro­je­to Pixin­guin­ha. Ele se recor­da de assi­s­tir a difer­entes shows em Macapá, sua cidade natal. As apre­sen­tações tin­ham preços acessíveis e garan­ti­am a par­tic­i­pação de artis­tas locais na aber­tu­ra dos even­tos.

Ramos, que tam­bém é pro­fes­sor da Esco­la de Músi­ca de Brasília, prom­ete uma bela apre­sen­tação com “a junção da músi­ca pop­u­lar com a músi­ca eru­di­ta.” Segun­do o mae­stro, “vai ser um con­cer­to muito emo­cio­nante. A Alaíde Cos­ta é um grande nome da músi­ca pop­u­lar brasileira, é um grande nome da Bossa Nova. Vão estar pre­sentes jun­to com ela no pal­co Tom Jobim, Car­los Lyra, Vini­cius de Moraes, John­ny Alf. Grandes artis­tas cri­adores [com] quem ela teve opor­tu­nidade de con­viv­er e de faz­er músi­ca.”

Shows em todo o país

O con­cer­to com Alaíde Cos­ta é uma ini­cia­ti­va da Funarte, que mar­ca a nova edição do Pro­je­to Pixin­guin­ha, reba­ti­za­do como Cir­cuito Pixin­guin­ha, com orça­men­to de R$ 6,5 mil­hões. Até o final deste ano, difer­entes artis­tas se apre­sen­tarão pelo pro­je­to em 12 esta­dos. Out­ras atrações estão sendo pro­gra­madas para shows em todo o Brasil no ano que vem.

Para o ide­al­izador do con­cer­to em Brasília, o músi­co e pro­du­tor Gus­ta­vo Ribeiro de Vas­con­ce­los, o Cir­cuito Pixin­guin­ha estim­u­la­rá mais inves­ti­men­tos na área cul­tur­al. “A retoma­do do Pixin­guin­ha, a meu ver, é de suma importân­cia porque cer­ta­mente atrairá out­ras insti­tu­ições e out­ros setores para voltarem a inve­stir na cir­cu­lação da cul­tura nacional. Esse é o papel do Pixin­guin­ha: ser uma mola propul­so­ra.”

Em nota à impren­sa, a pres­i­den­ta da Funarte Maria Marighel­la enfa­ti­zou a importân­cia da ini­cia­ti­va. “Ao lançar o Cir­cuito Pixin­guin­ha, atu­al­iza­do e em novo for­ma­to, afir­mamos seu con­torno de políti­ca públi­ca e sua potên­cia de pro­mover encon­tros nes­sa imen­sa rede das artes. E com mui­ta hon­ra, reab­ri­mos esse cam­in­ho com ela, Alaíde Cos­ta, que nos retoma uma história e apon­ta para o futuro jun­to a out­ras tan­tas artis­tas por todo o país. Um momen­to históri­co.”

Quem quis­er assi­s­tir ao con­cer­to da Orques­tra Sin­fôni­ca do Teatro Nacional Cláu­dio San­toro com a can­to­ra Alaíde Cos­ta deve ficar aten­to para reti­rar o ingres­so, que é gra­tu­ito.
Nes­ta quin­ta-feira, a par­tir do meio-dia, um novo lote de ingres­sos estará disponív­el na platafor­ma sympla.com. O show será às 20h30, no Eixo Ibero-Amer­i­cano (anti­go Teatro Plínio Mar­cos).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d