...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Rio se prepara para a frente fria que poderá trazer tempestade

Rio se prepara para a frente fria que poderá trazer tempestade

Previsão é para esta sexta-feira e durante o fim de semana

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/04/2025 — 07:51
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 29/01/2025 – Chegada de chuvas faz Defesa Civil enviar alerta extremo na cidade pela primeira vez. Motoristas dirigem sob chuva na Linha Amarela. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O gov­er­no do Rio inten­si­fi­cou o plane­ja­men­to de pre­venção e ações voltadas para a forte chu­va que está pre­vista para esta sex­ta-feira (4) e que deve per­manecer durante o final de sem­ana. De acor­do com o bole­tim mete­o­rológi­co da Defe­sa Civ­il Estad­ual, o avanço da frente fria pelo oceano poderá acen­tu­ar os locais de insta­bil­i­dade, aumen­tan­do as chances de tem­pes­tade, raios e ven­ta­nia em diver­sas regiões do esta­do.

O gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro anun­ciou medi­das para min­i­mizar os efeitos do tem­po­ral. “Esta­mos atuan­do de for­ma pre­ven­ti­va e ante­ci­pa­da para aten­uar pos­síveis danos cau­sa­dos pela chu­va que está pre­vista para o fim de sem­ana. Nos­sas equipes tra­bal­ham, sem parar, mon­i­toran­do todo o esta­do. Temos a con­sciên­cia dos efeitos das mudanças climáti­cas que vêm acon­te­cen­do e afe­tam toda a pop­u­lação”, disse.

Rio de Janeiro (RJ), 06/10/2023 - O secretário-executivo do ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, e o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, falam com a imprensa após reunião no Palácio Guanabara. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) — O gov­er­nador do Rio de Janeiro, Clau­dio Cas­tro. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil — Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Cen­tro Estad­ual de Mon­i­tora­men­to e Aler­ta de Desas­tres Nat­u­rais (Cemaden-RJ), mon­i­to­ra 24 horas por dia as condições climáti­cas e os níveis plu­viométri­cos, emitin­do aler­tas de risco.

“É impor­tante que a pop­u­lação fique aten­ta aos aler­tas e siga as ori­en­tações. A tec­nolo­gia é uma ali­a­da fun­da­men­tal na pre­venção de tragé­dias e cada cidadão pode con­tribuir ao repas­sar as infor­mações rece­bidas para ami­gos e famil­iares”, afir­mou o secretário de Esta­do de Defe­sa Civ­il, coro­nel Tar­ciso Salles.

»Gov­er­no do Rio anun­cia R$ 8 bil­hões para enfrenta­men­to de tem­po­rais

Investimento

A Defe­sa Civ­il e o Cor­po de Bombeiros rece­ber­am inves­ti­men­tos de cer­ca de R$ 1 bil­hão em tec­nolo­gia para a gestão de riscos e respostas a desas­tres, como o Sis­tema de Mon­i­tora­men­to, Aler­ta e Alarme, com 202 sirenes e 70 plu­viômet­ros.

A cor­po­ração está prepara­da para aten­der quais­quer emergên­cias, nos 92 municí­pios, com apoio de viat­uras de sal­va­men­to e res­gate, ambulân­cias, embar­cações, drones e aeron­aves, além de equipes de espe­cial­is­tas em desas­tres.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d