...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Primeira repórter com Down diz que sonha em entrevistar o rei Roberto

Primeira repórter com Down diz que sonha em entrevistar o rei Roberto

A repórter da TV Brasil Fernanda Honorato
© Tomaz Silva/Agência Brasil (Repro­dução)

Bate-papo com a cantora Ivete Sangalo também está nos planos


Pub­li­ca­do em 21/03/2021 — 08:30 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Primeira repórter com sín­drome de Down do Brasil, Fer­nan­da Hon­o­ra­to se orgul­ha de estar à frente das câmeras há 15 anos e afir­ma que seu papel é levar infor­mação de qual­i­dade para pes­soas com defi­ciên­cia.

“Eu me orgul­ho muito de apre­sen­tar e traz­er infor­mações para pes­soas com várias defi­ciên­cias”, afir­ma Fer­nan­da, que é repórter do Pro­gra­ma Espe­cial, da TV Brasil, e já teve sua história con­ta­da na Itália. “Aqui­lo me mar­cou muito.”

Fer­nan­da lem­bra que foi con­vi­da­da para faz­er um teste como repórter do pro­gra­ma depois de ter entre­vis­ta­do, meio que por brin­cadeira, pais de jovens com algu­ma defi­ciên­cia durante uma noite em que ela se diver­tia com ami­gos.

À época, Fer­nan­da era rain­ha de bate­ria da orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Pro­je­to de Sam­ba Mestre Rob­son para pes­soas espe­ci­ais. “Naque­le dia, eu nem quis sam­bar. Já peguei o micro­fone e saí entre­vi­s­tan­do pais de alguns ami­gos meus. Eu me dei tão bem que eles me con­trataram para faz­er a repórter”. O teste ficou guarda­do na TV Brasil e só foi ao ar no segun­do pro­gra­ma.

Atual­mente, Fer­nan­da Hon­o­ra­to é rain­ha de bate­ria da orga­ni­za­ção social Embaix­adores da Ale­gria, a primeira esco­la de sam­ba volta­da a pes­soas com defi­ciên­cia, que des­fi­la no Sam­bó­dro­mo do Rio abrindo o grupo espe­cial. “Essa esco­la é total­mente inclu­si­va.”

Sonho

Acos­tu­ma­da aos holo­fotes e a con­ver­sar com cele­bri­dades, Fer­nan­da afir­ma que seu grande son­ho é entre­vis­tar o “rei” Rober­to Car­los. “Eu ten­ho tan­to para te falar, mas com palavras, não sei diz­er, como é grande o meu amor por você”, can­tarolou, durante a entre­vista à Agên­cia Brasil, desta­can­do que sabe dec­o­radas as canções de que mais gos­ta do ído­lo.

Tam­bém na lista de dese­jos, está um bate-papo com a can­to­ra Ivete San­ga­lo — “aque­la baiana arreta­da, que eu adoro de paixão tam­bém”, definiu Fer­nan­da.

Entrevistas marcantes

A repórter da TV Brasil Fernanda Honorato
A repórter da TV Brasil Fer­nan­da Hon­o­ra­to — Tomaz Silva/Agência Brasil (Repro­dução)

Durante os 15 anos como repórter, Fer­nan­da afir­ma que a entre­vista mais mar­cante da car­reira foi com a can­to­ra Maria Bethâ­nia. “A Bethâ­nia é um amor de pes­soa.”

Ela desta­ca tam­bém as entre­vis­tas que fez com Chico Buar­que, Zezé de Camar­go e Luciano, Daniel e o sam­bista Dio­go Nogueira. “Eu estou sem­pre com ele na min­ha Portela”, afir­mou, referindo-se a Dio­go e ao Grêmio Recre­ati­vo Esco­la de Sam­ba Portela.

“Chefa”

Fer­nan­da con­ta que tem um car­in­ho espe­cial por sua “chefa” na tele­visão, a dire­to­ra do Pro­gra­ma Espe­cial Ângela Patrí­cia Reiniger. “Ela acred­i­tou no meu poten­cial e no meu pon­to de vista. Ela sabe tirar o mel­hor de mim.”

A nova tem­po­ra­da do Pro­gra­ma Espe­cial estre­ou ontem (20) desta­can­do, no primeiro episó­dio, a car­reira de Fer­nan­da, suas entre­vis­tas e cober­turas espe­ci­ais, como a das Par­alimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Na edição, a repórter con­ver­sa tam­bém com a psi­cope­d­a­goga Alessan­dra Almei­da, auto­ra do livro Dow­nad­in­ha, inspi­ra­do na história da fil­ha, Clarice, que tem sín­drome de Down.

De acor­do com a dire­to­ra Angela Reiniger, a tem­po­ra­da trará uma nova série de entre­vis­tas de Fer­nan­da sobre ativi­dades artís­ti­cas. O Pro­gra­ma Espe­cial é ded­i­ca­do à inclusão das pes­soas com defi­ciên­cia e vai ao ar todos os sába­dos, às 9h30, na TV Brasil (veja como sin­tonizar).

O Dia Inter­na­cional da sín­drome de Down foi pro­pos­to pela Down Syn­drom Inter­na­tion­al e é cel­e­bra­do no dia 21 de março des­de 2006. A data (21/03 ou 3–21) foi escol­hi­da como alusão à tris­so­mia 21. A sín­drome de Down é um dis­túr­bio genéti­co cau­sa­do quan­do uma divisão celu­lar anor­mal resul­ta em mate­r­i­al genéti­co extra do cro­mos­so­mo 21.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d