...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Mais de 1,3 milhão de imóveis continuam sem energia elétrica em SP

Mais de 1,3 milhão de imóveis continuam sem energia elétrica em SP

Apagão também prejudicou o abastecimento de água

Lety­cia Bond — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 11/12/2025 — 20:55
São Paulo
Ver­são em áudio
São Paulo (SP), 10/12/2025 - Queda de árvores sobre carros na rua Paula Ney, na Vila Mariana. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Mais de 1,3 mil­hão de clientes da con­ces­sionária Enel na Grande São Paulo con­tin­u­avam sem ener­gia elétri­ca até as 19h des­ta quin­ta-feira (11). A quan­ti­dade é a mes­ma reg­istra­da às 13h

Segun­do clientes de alguns bair­ros como Moe­ma, na zona leste, que procu­raram a empre­sa por tele­fone, a expec­ta­ti­va é de que o serviço seja nor­mal­iza­do no próx­i­mo sába­do (13).

Cer­ca de 904 mil são da cap­i­tal paulista. Em pági­na cri­a­da para acom­pan­har a situ­ação, a empre­sa desta­ca que 300 mil casos são de clientes que fiz­er­am solic­i­tação de atendi­men­to hoje, por con­ta da con­tinuidade dos ven­tos.

Aos clientes, a Enel tem dis­tribuí­do men­sagens em que afir­ma que suas equipes téc­ni­cas não irão parar de tra­bal­har enquan­to os danos não forem total­mente solu­ciona­dos. Para a parcela que pode ficar por mais dias sem ener­gia, um informe mais especí­fi­co enfa­ti­za que o caso “faz parte de um grupo de ocor­rên­cias mais com­plexas, que exige um tem­po maior para reparo.”

Os prob­le­mas na dis­tribuição de ener­gia elétri­ca na região se agravaram nes­ta quar­ta-feira (10) e ain­da há pon­tos na cidade com relatos de insta­bil­i­dade ou indisponi­bil­i­dade do sinal de inter­net.

As inter­rupções foram cau­sadas por fortes ven­tos provo­ca­dos por um ciclone extra­t­rop­i­calDe acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), o ciclone se for­mou entre o sul do Brasil, o Paraguai, a Argenti­na e o Uruguai e afe­tou o tem­po tam­bém naque­la região do país e no sud­este. Já na terça-feira (9), cidades como Avaré reg­is­traram ven­tos inten­sos, de 140 km/h.

Previsão

De acor­do com o Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias Climáti­cas (CGE) da prefeitu­ra munic­i­pal, a pre­visão é de que na noite de hoje os ven­tos per­cam força.

O céu deve ficar nubla­do, sem, por­tan­to, haver chu­va, e a sen­sação de calor irá per­manecer. A tem­per­atu­ra mín­i­ma pode chegar a 19°C e a umi­dade rel­a­ti­va do ar oscila em torno de 40%, com tendên­cia a ele­vação. Até o momen­to, o vol­ume plu­viométri­co, ou seja, de chu­vas, do mês de dezem­bro reg­istrou 70,7mm, cor­re­spon­dente a 38,4% dos 184,2 mm esper­a­dos.

Transtornos

Os ven­tos inten­sos afe­taram os dois prin­ci­pais aero­por­tos da cap­i­talA Aena, con­ces­sionária respon­sáv­el pelo aero­por­to de Con­gonhas, con­fir­mou 66 chegadas e 51 par­tidas can­ce­ladas hoje. A GRU, respon­sáv­el pelo aero­por­to de Guarul­hos, con­fir­mou 72 voos can­ce­la­dos e 28 dire­ciona­dos para out­ros aero­por­tos.

O apagão tam­bém prej­u­di­cou o abastec­i­men­to de água dos paulis­tas. Em comu­ni­ca­do, a Sabe­sp esclarece que a fal­ta de elet­ri­ci­dade impede o bombea­men­to de água para algu­mas residên­cias e “que bair­ros viz­in­hos à lista de regiões afe­tadas tam­bém são impacta­dos, já que os reser­vatórios e estações de bombea­men­to par­al­isa­dos aten­dem a várias áreas do entorno”.

“A Sabe­sp esclarece que, assim que o bombea­men­to é retoma­do, a água vol­ta a fluir pelas tubu­lações, reabaste­cen­do as caixas‑d’água de cada casa e edifí­cio no cam­in­ho, por isso a recu­per­ação é grada­ti­va. Quan­to maior for o tem­po sem o bombea­men­to, maior será a deman­da por água dos clientes, impactan­do na recu­per­ação do sis­tema de abastec­i­men­to.”

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d