...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Araçatuba: quadrilha ataca agências bancárias e faz moradores reféns

Araçatuba: quadrilha ataca agências bancárias e faz moradores reféns

Três pessoas morreram e três ficaram feridas


Pub­li­ca­do em 30/08/2021 — 07:43 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Três agên­cias bancárias foram ata­cadas por crim­i­nosos forte­mente arma­dos na região cen­tral de Araçatu­ba (SP), no iní­cio da madru­ga­da des­ta segun­da-feira (30). Segun­do a Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca do esta­do (SSP-SP), estão em anda­men­to bus­cas para localizar os crim­i­nosos. 

Unidades ter­ri­to­ri­ais da Polí­cia Mil­i­tar de Araçatu­ba, com o apoio de equipes de Bau­ru, São José do Rio Pre­to e Pres­i­dente Pru­dente, além do Águia e da Polí­cia Civ­il, par­tic­i­pam das diligên­cias.

As forças de segu­rança já con­seguiram deter dois sus­peitos de par­tic­i­par da ação. Uma equipe do Grupo de Ações Táti­ca Espe­ci­ais (Gate ) tam­bém está em deslo­ca­men­to para o municí­pio.

A SSP infor­mou que ao menos três pes­soas mor­reram e três ficaram feri­das. O caso já é inves­ti­ga­do pela Depar­ta­men­to Estad­ual de Inves­ti­gações Crim­i­nais de Araçatu­ba, com o apoio da 5ª Del­e­ga­cia de Polí­cia de Inves­ti­gações sobre Fur­tos e Rou­bos a Ban­cos.

A Polí­cia Mil­i­tar de Araçatu­ba disse que pelo menos duas agên­cias bancárias tiver­am seus caixas dan­i­fi­ca­dos por ação de explo­sivos e que out­ras agên­cias foram alvos de dis­paros de arma de fogo. “Os infratores da lei usaram transe­untes que pas­savam no local como escu­do humano para tran­si­tar a pé e com os veícu­los uti­liza­dos na ação crim­i­nosa e uti­lizaram drones para mon­i­torar toda a ação, tan­to na chega­da ao perímetro urbano quan­to na fuga para a zona rur­al. Foram deix­a­dos explo­sivos em pelo menos 14 pon­tos da cidade, incluin­do um cam­in­hão car­rega­do com emul­são em  frente a uma das agên­cias ata­cadas”, infor­mou em nota divul­ga­da à impren­sa.

Durante a fuga, os veícu­los uti­liza­dos na ação foram deix­a­dos para trás com far­ta munição e armas de grosso cal­i­bre, entre elas fuzis cal­i­bre .50 e 7.62 mm, além de “migueli­tos”, que são artefatos de met­al uti­liza­dos para furar pneus de veícu­los.

Segun­da a PM de Araçatu­ba, ain­da não há um número exa­to de sus­peitos, “mas esti­ma-se que a ação ten­ha con­ta­do com pelo menos 15 deles no cen­tro da cidade”.

Com a intenção de iso­lar a cidade, os infratores incen­di­aram veícu­los nas pontes do Rio Tietê, em Buri­ta­ma, e San­to Antônio do Ara­can­guá. Tam­bém incen­di­aram veícu­los próx­i­mo ao tre­vo de Guarara­pes e na praça de pedá­gio em Glicério, bem como dois veícu­los no cen­tro de Araçatu­ba.

A iden­ti­dade das três pes­soas mor­tas durante a ação crim­i­nosa ain­da está sendo checa­da. De acor­do com a PM, há infor­mações de que algu­mas pes­soas der­am entra­da no Pron­to Socor­ro Munic­i­pal com fer­i­men­tos prove­nientes de arma de fogo. “Ain­da não há o número exa­to de feri­dos e nem  sua iden­ti­fi­cação. Um rapaz, ao pas­sar de bici­cle­ta próx­i­mo a um artefa­to, foi víti­ma da explosão e teve um das per­nas amputa­da”.

A PM solici­ta à pop­u­lação  de Araçatu­ba que evite pas­sar pelo cen­tro da cidade, pois ain­da há muitos explo­sivos no local e pode ser que mais artefatos sejam encon­tra­dos. “Caso algum cidadão se depare com algo estran­ho, por favor, não mexa, ligue para o número de emergên­cia 190. Poli­ci­ais mil­itares estão tra­bal­han­do de for­ma incan­sáv­el na bus­ca pelos autores desse deli­to. Pelo menos dois deles já foram cap­tura­dos”, acres­cen­ta a nota.

* Matéria alter­a­da hoje (30), às 8h24, para acrésci­mo de infor­mações

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d