...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Barragem se rompe em cidade do sudeste de Minas Gerais

Barragem se rompe em cidade do sudeste de Minas Gerais

Repro­dução: © Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Não há registro de feridos ou de danos materiais


Pub­li­ca­do em 14/01/2022 — 19:19 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Uma bar­ragem se rompeu na man­hã de hoje (14), na cidade de Ouro Fino (MG), a cer­ca de 50 quilômet­ros de Pouso Ale­gre, no sud­este de Minas Gerais. Emb­o­ra um grande vol­ume de água e mate­r­i­al arras­ta­do ten­ha atingi­do o Rio Mogi Guaçu, ele­van­do momen­tanea­mente o seu nív­el e chegan­do a inter­di­tar uma ponte, não há, até o momen­to, reg­istro de feri­dos ou de danos mate­ri­ais.

Segun­do a Defe­sa Civ­il estad­ual e o Cor­po de Bombeiros, a bar­ragem fica em uma pro­priedade par­tic­u­lar na área rur­al de Ouro Fino. As cir­cun­stân­cias do rompi­men­to da estru­tu­ra ain­da serão apu­radas.

Emergência

De acor­do com a Fun­dação Estad­ual do Meio Ambi­ente (Feam), 31 bar­ra­gens de Minas Gerais apre­sen­tam algum nív­el de emergên­cia. Vinte e duas delas estão em nív­el 1 (quan­do há anor­mal­i­dade, mas não há neces­si­dade de reti­ra­da de moradores viz­in­hos), seis em nív­el 2 (quan­do há risco de rompi­men­to e é recomen­da­da a reti­ra­da de moradores) e três em nív­el 3 (quan­do há risco imi­nente de rompi­men­to e moradores são obri­ga­dos a sair de suas casas).

As três bar­ra­gens de rejeitos de min­er­ação em nív­el 3 de emergên­cia ficam em Nova Lima (bar­ra­gens B3/B4); Ouro Pre­to (Forquil­ha III) e Barão de Cocais (Sul Supe­ri­or), e per­tencem à min­er­ado­ra Vale. Ain­da segun­do a Feam, as áreas passíveis de serem atingi­das por um even­tu­al rompi­men­to dessas estru­turas já foram evac­uadas e não há mais pes­soas viven­do no entorno.

No iní­cio da sem­ana, o gov­er­no e o Min­istério Públi­co estad­u­ais noti­ficaram as min­er­ado­ras respon­sáveis pelas 31 bar­ra­gens em esta­do de emergên­cia para que fornecessem infor­mações sobre os efeitos das recentes chu­vas que atin­gi­ram Minas Gerais e as medi­das ado­tadas para mon­i­torar o grau de segu­rança estru­tur­al das con­struções. Ontem (13), a Feam infor­mou que rece­beu os dados exigi­dos e começou a anal­isá-los.

Relatório

Um relatório será elab­o­ra­do para cada uma das estru­turas de con­tenção, avalian­do as ações que as empre­sas estão imple­men­tan­do para garan­tir a segu­rança das estru­turas e, caso necessário, medi­das com­ple­mentares serão deter­mi­nadas. Os doc­u­men­tos devem ser final­iza­do den­tro de cin­co dias.

“Esta é uma ação pre­ven­ti­va, adi­cional ao esforço feito pelo gov­er­no de Minas Gerais, pelo Min­istério Públi­co estad­ual e tam­bém pela Agên­cia Nacional de Min­er­ação [ANM], ao lon­go de todo o ano, com as ações rotineiras pre­vis­tas nas políti­cas nacional e estad­ual de segu­rança de bar­ra­gens”, disse a secretária estad­ual Meio Ambi­ente e Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el, Marília Melo, em nota.

Tam­bém em nota, a ANM garan­tiu que a equipe de segu­rança de bar­ra­gens de min­er­ação da agên­cia está “em aler­ta” por causa das chu­vas inten­sas em Minas Gerais. Segun­do a ANM, o vol­ume das chu­vas que atingiu o esta­do “ger­ou transtornos à pop­u­lação, par­al­isou ativi­dades de explo­ração min­er­al e com­pro­m­e­teu aspec­tos do esta­do de con­ser­vação em algu­mas estru­turas de con­tenção de rejeitos”.

“A ANM vem acom­pan­han­do a situ­ação das bar­ra­gens de min­er­ação local­izadas nas regiões com pre­visão de chu­vas fre­quentes, delim­i­ta­da pela Defe­sa Civ­il, Cptec [Cen­tro de Pre­visão de Tem­po e Estu­dos Climáti­cos] e INPE [Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais] para a sem­ana de 10 a 17/01/2022”, acres­cen­tou a agên­cia.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d