...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Bolsonaro anuncia Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde

Bolsonaro anuncia Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o PLS 264/2017 que altera a Lei que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde. Em pronunciamento, diretor de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
© Ger­al­do Magela/Agência Sena­do (Repro­dução)

Médico cardiologista substituirá o general Eduardo Pazuello


Pub­li­ca­do em 15/03/2021 — 20:57 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro anun­ciou na noite des­ta segun­da-feira (15), nas redes soci­ais, ter acer­ta­do a nomeação do médi­co Marce­lo Queiroga como min­istro da Saúde. Os dois se reuni­ram ao lon­go da tarde no Palá­cio do Planal­to para dis­cu­tir a tro­ca no coman­do da pas­ta. O anún­cio tam­bém foi feito pelo pres­i­dente durante con­ver­sa com apoiadores na por­ta do Palá­cio do Alvo­ra­da. 

“Foi deci­di­do ago­ra a tarde a indi­cação do médi­co Marce­lo Queiroga para o Min­istério da Saúde. Ele é pres­i­dente da Sociedade Brasileira de Car­di­olo­gia. A con­ver­sa foi exce­lente, já o con­hecia há alguns anos então não é uma pes­soa que tomei con­hec­i­men­to há poucos dias, e tem, no meu enten­der, tudo para faz­er um bom tra­bal­ho dan­do prossegui­men­to em tudo que Pazuel­lo fez até hoje”, afir­mou Bol­sonaro na con­ver­sa trans­mi­ti­da pelo site Foco do Brasil, man­ti­do por apoiadores do pres­i­dente.

Mais cedo, o min­istro Eduar­do Pazuel­lo deu uma cole­ti­va de impren­sa para atu­alizar infor­mações sobre o com­bate à pan­demia de covid-19 e con­fir­mou que o pres­i­dente man­tinha trata­ti­vas para a sua sub­sti­tu­ição na pas­ta .

A nomeação de Queiroga será pub­li­ca­da na edição de aman­hã (16) do Diário Ofi­cial da União e o proces­so de tran­sição no min­istério deve durar entre uma e duas sem­anas, disse o pres­i­dente.

Nas redes soci­ais, o min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, tam­bém comen­tou a indi­cação de Queiroga, clas­si­f­i­can­do o Min­istério da Saúde como “uma das pas­tas mais desafi­ado­ras e rel­e­vantes” do gov­er­no.

Perfil

Marce­lo Queiroga é nat­ur­al de João Pes­soa e se for­mou em med­i­c­i­na pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al da Paraí­ba (UFPB). Ele fez espe­cial­iza­ção em car­di­olo­gia no Hos­pi­tal Adven­tista Sil­vestre, no Rio de Janeiro. Sua área de atu­ação é em hemod­inâmi­ca e car­di­olo­gia inter­ven­cionista e atual­mente Queiroga é pres­i­dente da Sociedade Brasileira de Car­di­olo­gia.

Com a indi­cação, Queiroga será o quar­to min­istro da Saúde des­de o começo da pan­demia de Covid, há exata­mente um ano. Pas­saram pela pas­ta, neste perío­do, os médi­cos Luiz Hen­rique Man­det­ta e Nel­son Teich, segui­do depois pelo gen­er­al Eduar­do Pazuel­lo, do Exérci­to.

O prin­ci­pal desafio do novo min­istro será acel­er­ar o proces­so de vaci­nação em mas­sa da pop­u­lação. Até ago­ra, o país vaci­nou cer­ca de 4,59% da pop­u­lação com a primeira dose de imu­nizantes, per­centu­al que cor­re­sponde a 9,7 mil­hões de pes­soas. O Brasil acu­mu­la, até o momen­to, mais de 279 mil mortes por covid-19.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d