...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Campanha em aeroportos combate violência contra mulher

Campanha em aeroportos combate violência contra mulher

Iniciativa foi lançada pelo Ministério de Portos e Aeroportos

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/12/2025 — 15:03
Brasília
São Paulo (SP), 22/12/2025 - O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa do lançamento da campanha Feminicídio Não Decola no Aeroporto de Congonhas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Vídeos cur­tos, painéis e men­sagens infor­ma­ti­vas com a divul­gação de canais de denún­cia estarão visíveis em todos os aero­por­tos do país, a par­tir des­ta segun­da-feira (22), como parte da cam­pan­ha Assé­dio Não Deco­la, Fem­i­nicí­dio Tam­bém Não. A ini­cia­ti­va de com­bate à vio­lên­cia con­tra as mul­heres foi lança­da pelo Min­istério de Por­tos e Aero­por­tos, em São Paulo.

Em uma das peças da cam­pan­ha, o vídeo exibe uma mul­her com o pas­s­aporte nas mãos e o olhar apreen­si­vo. “Todo aero­por­to prom­ete des­ti­no, mas algu­mas par­tidas não chegam quan­do medo ocu­pa o lugar da esper­ança, não é viagem é silên­cio”, nar­ra a locu­to­ra.

Segun­do o min­istro de Por­tos e Aero­por­tos, Sil­vio Cos­ta Fil­ho, o obje­ti­vo é que essas men­sagens asso­ci­adas à disponi­bil­i­dade dos canais como o Disque 100 e o Disque 180, para denún­cias de vio­lação dos dire­itos humanos e de vio­lên­cia con­tra a mul­her, pos­sam facil­i­tar a iden­ti­fi­cação de situ­ações de ameaças e a procu­ra pelos serviços de segu­rança e acol­hi­men­to.

“Essa cam­pan­ha estará nos nos­sos aero­por­tos, nos aviões, nas mãos dos profis­sion­ais”, ressaltou o min­istro.

A ini­cia­ti­va pre­tende faz­er frente aos dados rev­e­la­dos no Anuário Brasileiro de Segu­rança Públi­ca, divul­ga­do em jul­ho, que apon­tou o ano de 2024 como o de maior número de fem­i­nicí­dios des­de quan­do esse tipo de crime foi tip­i­fi­ca­do na lei, há 10 anos. Foram 1.492 mul­heres mor­tas prin­ci­pal­mente por home­ns que eram seus com­pan­heiros (60,7%) ou ex-com­pan­heiros (19,1%).

Reforçam ain­da a cam­pan­ha a Agên­cia Nacional de Avi­ação Civ­il (Anac) e a Asso­ci­ação Brasileira das Con­ces­sionárias de Aero­por­tos (ABR), que atu­arão em con­jun­to com a Polí­cia Fed­er­al.

“Nos aero­por­tos, con­tare­mos com a fis­cal­iza­ção por meio de câmeras com o tra­bal­ho da Polí­cia Fed­er­al para evi­tar todo tipo de vio­lên­cia e assé­dio. E con­to com as con­ces­sionárias para se envolverem na divul­gação da cam­pan­ha, para que pos­samos, de maneira cole­ti­va, atu­ar a favor das mul­heres do Brasil”, expli­cou o min­istro.

Segun­do a ger­ente do Pro­gra­ma Mul­heres na Avi­ação, da Anac, a ini­cia­ti­va dialo­ga com out­ras ações já em anda­men­to no setor para que a avi­ação seja um espaço que pro­mo­va respeito, equidade e dig­nidade. “Porque enfrentar a vio­lên­cia con­tra a mul­her é uma respon­s­abil­i­dade de todos nós. Que essa cam­pan­ha ajude a sal­var vidas, for­t­aleça redes de apoio e deixe claro que a vio­lên­cia con­tra a mul­her não pode seguir adi­ante”.

Ouça na Radioagên­cia Nacional:

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d