...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Chefes dos Três Poderes destacam legado do papa Francisco

Chefes dos Três Poderes destacam legado do papa Francisco

Presidente do STF: “História o reconhecerá como um dos maiores”

Andre Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/04/2025 — 13:52
Brasília
Ver­são em áudio
Roma 20/10/2023 – Papa Francisco duarente entrevista em seu gabinete no Vaticano Foto: Vatican Media/Divulgação
Repro­dução: © Vat­i­can Media/Divulgação

Os chefes dos Três Poderes se man­i­fes­taram nes­ta segun­da-feira (21) sobre a morte do papa Fran­cis­co, ocor­ri­da na man­hã de des­ta segun­da-feira (21), no Vat­i­cano, em Roma. Nasci­do na Argenti­na, Jorge Mario Bergoglio, fale­ceu, às 7h35 (hora local), aos 88 anos.

Pelas redes soci­ais, o pres­i­dente do Sena­do, Davi Alcolum­bre (União-AP), disse que rece­beu a notí­cia do falec­i­men­to com mui­ta tris­teza.

“É com pro­fun­da tris­teza que rece­bo a notí­cia do falec­i­men­to de Sua San­ti­dade, o papa Fran­cis­co. O Con­gres­so Nacional do Brasil une-se em sol­i­dariedade à comu­nidade católi­ca em todo o mun­do, à San­ta Sé e a todos aque­les que tiver­am suas vidas tocadas pelo papa­do de Fran­cis­co”, comen­tou.

O pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Hugo Mot­ta (Repub­li­canos-PB), afir­mou que o papa Fran­cis­co ficará na história pela sua tra­jetória de favorec­i­men­to ao diál­o­go e à inclusão.

“Foi o papa que abriu a Igre­ja e a colo­cou no sécu­lo 21. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e min­ha família seguire­mos em oração por este líder que foi sím­bo­lo de esper­ança e justiça”, declar­ou.

O pres­i­dente do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), min­istro Luís Rober­to Bar­roso, afir­mou que o papa será recon­heci­do pelas suas vir­tudes de com­paixão, tol­erân­cia, amor e paz.

“O papa Fran­cis­co encar­nou essas vir­tudes como pou­cas lid­er­anças nos dias de hoje. E a elas acres­cen­tou o caris­ma e a empa­tia. A com­preen­são em lugar dos dog­mas. Num tem­po em que há mui­ta escuridão, foi uma luz ilu­mi­nan­do a humanidade. A história o recon­hecerá como um dos maiores”, afir­mou Bar­roso.

Lula

Mais cedo, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va decre­tou luto ofi­cial de sete dias em hom­e­nagem ao Papa Fran­cis­co. Por meio de nota, o pres­i­dente desta­cou o lega­do do pon­tí­fice argenti­no e lamen­tou pro­fun­da­mente a per­da de uma “voz de respeito e acol­hi­men­to ao próx­i­mo”.

“Assim como ensi­na­do na oração de São Fran­cis­co de Assis, o Papa bus­cou de for­ma incan­sáv­el levar o amor onde exis­tia o ódio. A união, onde havia a dis­cór­dia”, com­ple­tou Lula.

A min­is­tra da Sec­re­taria de Relações Insti­tu­cionais, Gleisi Hoff­mann, tam­bém se pro­nun­ciou e afir­mou que se des­pede do papa “com o coração aper­ta­do”.

“[O papa] lid­er­ou a Igre­ja com cor­agem, humil­dade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé cam­in­ha­va jun­to com a justiça, res­gatan­do a esper­ança ao redor do mun­do. Seus ensi­na­men­tos e posições per­manecerão entre nós. Siga em paz Fran­cis­co”, disse.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d