...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / DR com Demori recebe nesta terça-feira João Candido Portinari

DR com Demori recebe nesta terça-feira João Candido Portinari

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Professor e escritor é filho do artista plástico Candido Portinari


Publicado em 26/03/2024 — 07:30 Por EBC — Brasília

ouvir:

O pro­gra­ma DR com Demori, que vai ao ar nes­ta terça-feira (26), traz uma con­ver­sa exclu­si­va com João Can­di­do Porti­nari, matemáti­co com doutora­do em engen­haria de tele­co­mu­ni­cações. O pro­fes­sor e escritor é o úni­co fil­ho do mundial­mente recon­heci­do artista plás­ti­co Can­di­do Porti­nari e ded­i­ca-se há décadas ao pro­je­to de cat­a­log­ar e democ­ra­ti­zar o lega­do de seu pai, o Pro­je­to Porti­nari. Esta edição inte­gra a nova fase do pro­gra­ma, que des­de o iní­cio de março tem uma hora de duração na grade de pro­gra­mação da TV Brasil.

Durante o bate-papo, o con­vi­da­do com­par­til­ha detal­h­es sobre o Pro­je­to Porti­nari, que visa localizar e tornar acessíveis ao públi­co as obras de seu pai. Com mais de 95% da pro­dução de Can­di­do Porti­nari em coleções par­tic­u­lares, o pro­je­to já cat­a­l­o­gou mais de 5,4 mil obras em seus 45 anos de existên­cia. João rela­ta emo­ciona­do a descober­ta da obra Baile na Roça, que seu pai havia ven­di­do quan­do jovem e foi encon­tra­da após anos de bus­ca.

Brasília (DF) 21/02/2024 – Professor João Candido Portinari é a convidado do programa na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - `DR com Demori.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: Pro­fes­sor João Can­di­do Porti­nari é a con­vi­da­do do pro­gra­ma DR com Demori — Joéd­son Alves/Agência Brasil

O entre­vis­ta­do fala sobre as suas memórias de infân­cia e con­ta que o pai con­sid­er­a­va o momen­to de pro­dução de um quadro como um ofí­cio. “Você podia lam­ber a mesa onde ele estivesse pin­tan­do. Tudo era rig­orosa­mente limpo. Ele se prepar­a­va para pin­tar com um ter­no bran­co de panamá e um colete de bro­ca­do, em casa, todos os dias”, lem­bra. Além das memórias pes­soais, João Can­di­do dis­cute a diver­si­dade temáti­ca pre­sente na obra de seu pai, que abrange des­de questões históri­c­as e soci­ais até retratos da vida cotid­i­ana brasileira. “Quan­do você olha a temáti­ca de Porti­nari, você tem o tema históri­co, o tema social, o tema reli­gioso, o tra­bal­ho no cam­po e na cidade, a infân­cia, a fes­ta pop­u­lar, os tipos pop­u­lares, a fau­na, a flo­ra e a pais­agem. É um grande retra­to críti­co do Brasil”, afir­ma.

Na con­ver­sa, o pro­fes­sor fala ain­da sobre os painéis Guer­ra e Paz que estão na sede das Nações Unidas des­de 1956. João Can­di­do comen­ta que o pai mor­reu pro­fun­da­mente magoa­do pois não pode ver os murais insta­l­a­dos em Nova York. Na época da inau­gu­ração, Porti­nari não teve o vis­to autor­iza­do pelos Esta­dos Unidos, que exi­giam que o artista declarasse não ser comu­nista, o que não foi aceito por ele. Somente no ano seguinte, os quadros foram insta­l­a­dos em uma peque­na cer­imô­nia. Porti­nari mor­reu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, em con­se­quên­cia do enve­ne­na­men­to pelo chum­bo pre­sente nas tin­tas que usa­va.

Serviço:

Dan­do a Real com Lean­dro Demori – terça-feira, dia 26/3, às 21h30, na TV Brasil
Dan­do a Real com Lean­dro Demori – terça-feira, dia 26/3, às 23h, na Rádio Nacional e na Rádio MEC
Dan­do a Real com Lean­dro Demori – quar­ta-feira, dia 27/3, às 4h, na TV Brasil
Dan­do a Real com Lean­dro Demori – domin­go, dia 31/3, às 22h30, na TV Brasil

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d