...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / EBC lança TV Brasil Internacional, canal para o público no exterior

EBC lança TV Brasil Internacional, canal para o público no exterior

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Programação está disponível pela internet e pelo app para 12 países


Publicado em 26/03/2024 — 16:22 Por EBC — Brasília

ouvir:

A par­tir des­ta terça-feira (26), os brasileiros que moram no exte­ri­or terão mais uma fonte de infor­mação, cul­tura e entreten­i­men­to para se conectarem com o país. A Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) lança a nova TV Brasil Inter­na­cional, disponív­el gra­tuita­mente pela inter­net. O canal estará disponív­el no site e aplica­ti­vo da emis­so­ra e para 12 país­es via parabóli­ca dig­i­tal.

“Nós temos um públi­co poten­cial de 4,5 mil­hões de brasileiros viven­do no exte­ri­or que care­cem de um noti­ciário com cred­i­bil­i­dade e con­teú­dos de qual­i­dade para se infor­mar sobre o que acon­tece no Brasil e se conec­tar com o país. Nós quer­e­mos ser a TV que mostra o Brasil para o mun­do”, afir­ma o dire­tor-pres­i­dente da EBC, Jean Lima.

A pro­gra­mação da nova emis­so­ra reúne con­teú­dos já veic­u­la­dos pela TV Brasil, sele­ciona­dos e orga­ni­za­dos de for­ma a aten­der os inter­ess­es dos brasileiros res­i­dentes no exte­ri­or. A grade de pro­gra­mação está divi­di­da em qua­tro faixas, que se alter­nam ao lon­go do dia para aten­der aos difer­entes fuso-horários.

A primeira, com foco nos sabores e belezas do Brasil, terá pro­gra­mas de culinária e pro­duções ded­i­cadas à natureza e ao meio ambi­ente como Sabor e Afe­toCoz­in­ha Amazôni­caMeu Pedaço de Brasil Par­ques do Brasil.

A segun­da faixa, volta­da à infor­mação e cul­tura, inclui a exibição de dois car­ros-chefes da emis­so­ra, o tele­jor­nal Repórter Brasil e o Sem Cen­sura, além do pre­mi­a­do Cam­in­hos da Reportagem.

Uma ter­ceira faixa será ded­i­ca­da às atrações musi­cais, como Sam­ba na Gam­boaCan­to e Sabor e Todas as Bossas. Já a últi­ma será volta­da aos pro­gra­mas de tur­is­mo e via­gens, explo­ran­do a diver­si­dade region­al e cul­tur­al do país, com atrações como RotasBem Bahia e Expe­dições.

Ain­da em 2024, em uma segun­da fase do pro­je­to, a TV Brasil Inter­na­cional con­tará tam­bém com pro­duções próprias e exclu­si­vas.

Primeira fase

TV Brasil Inter­na­cional já está no ar com aces­so gra­tu­ito pela inter­net e pelo app TV Brasil Inter­na­cional, disponív­el para Android e iOS. O lança­men­to tam­bém con­tem­pla 12 país­es estrangeiros que poderão acom­pan­har a pro­gra­mação por recepção por parabóli­ca dig­i­tal, via SAT C3. São eles: Argenti­na, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Venezuela, Colôm­bia, Equador, Peru, Guiana France­sa, Guiana e Suri­name.

Além do lança­men­to em stream­ing, a EBC já tra­bal­ha com as prin­ci­pais oper­ado­ras de TV a cabo para que o canal tam­bém este­ja disponív­el para o públi­co por esse meio. A pri­or­i­dade serão os país­es de lín­gua por­tugue­sa e da Améri­ca do Sul, con­sideran­do a facil­i­dade da lín­gua e a prox­im­i­dade region­al e cul­tur­al. O poten­cial é de atin­gir mais de 1 mil­hão de brasileiros que vivem nes­sas duas regiões, total­izan­do 20 país­es. As fas­es seguintes do pro­je­to incluem país­es da Améri­ca do Norte, Europa, África e Ásia, com um poten­cial de atin­gir, ao todo, 4,5 mil­hões de brasileiros que vivem em 79 país­es.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d