...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem 2022: quem pediu atendimento especial já pode conferir resultado

Enem 2022: quem pediu atendimento especial já pode conferir resultado

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Recurso contra o resultado pode ser feito até domingo


Pub­li­ca­do em 07/06/2022 — 10:42 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

Começou hoje (7) o pra­zo para a con­sul­ta do resul­ta­do dos pedi­dos de atendi­men­to espe­cial­iza­do no Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem). Os par­tic­i­pantes que quis­erem faz­er um recur­so con­tra o resul­ta­do têm até o próx­i­mo domin­go (12), quan­do aca­ba o pra­zo recur­sal. O resul­ta­do será divul­ga­do no dia 22 de jun­ho.

Pelo crono­gra­ma do Enem, os can­didatos que dese­jam ter trata­men­to por nome social poderão solic­itá-lo entre 23 e 28 de jun­ho. O resul­ta­do e o pra­zo ini­cial para os recur­sos têm iní­cio no dia 5 de jul­ho, ter­mi­nan­do no dia 10 do mes­mo mês. O resul­ta­do dos recur­sos será divul­ga­do no dia 15.

O edi­tal do exame diz que caberá ao Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), respon­sáv­el pela apli­cação da pro­va, “asse­gu­rar recur­sos de aces­si­bil­i­dade e/ou trata­men­to pelo nome social para par­tic­i­pantes que requeiram des­de que com­pro­vem a neces­si­dade.”

O atendi­men­to espe­cial­iza­do tem que ser solic­i­ta­do no ato da inscrição no exame. Entre as condições pre­vis­tas no edi­tal, estão baixa visão, cegueira, visão monoc­u­lar, defi­ciên­cia físi­ca, defi­ciên­cia audi­ti­va, sur­dez, defi­ciên­cia int­elec­tu­al (men­tal), sur­do­cegueira, dislex­ia, déficit de atenção, transtorno do espec­tro autista, dis­cal­cu­lia, ges­tante, lac­tante, idoso, estu­dante em classe hos­pi­ta­lar e/ou pes­soa com out­ra condição especí­fi­ca.

Enem

Este ano, o Enem teve 3.396.597 inscrições con­fir­madas. As provas do exame serão apli­cadas nas ver­sões impres­sa e dig­i­tal nos dias 13 e 20 de novem­bro.

De acor­do com Min­istério da Edu­cação (MEC), o número de inscritos rep­re­sen­ta um aumen­to de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 con­fir­mações. O total cor­re­sponde às duas ver­sões do exame, a impres­sa e a dig­i­tal.

Do total de par­tic­i­pantes con­fir­ma­dos, 2.028.353 (59,72%) são isen­tos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%) são pagantes. Os dados são con­sid­er­a­dos pre­lim­inares até a apu­ração defin­i­ti­va, ten­do em vista que há casos de proces­sa­men­to dos paga­men­tos pelas insti­tu­ições bancárias, proces­sos judi­ci­ais, comis­são de deman­das, além de out­ras situ­ações excep­cionais.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d